Paisagismo para a fachada da casa: dicas

Por mais lindos e sofisticados que sejam os revestimentos da fachada de uma casa, se não houver nada que remeta à natureza, ela ficará,…

Por mais lindos e sofisticados que sejam os revestimentos da fachada de uma casa, se não houver nada que remeta à natureza, ela ficará, certamente, elegante, porém fria e sem vida. As casas devem se apresentar belas, desde a sua entrada. Há quem considere a parte externa do lar algo não tão importante, preferindo investir no conforto e na beleza dos ambientes onde costumam passar mais tempo.

Existem, também, pessoas que não gostam de chamar a atenção dos transeuntes. Porém, uma coisa é para se pensar: não serão os elementos da natureza que tornarão a construção mais atraente para roubos. Pode-se fazer o paisagismo da fachada da casa, sem preocupações. O resultado será uma imagem mais aconchegante e pacífica, que chama, sim, a atenção, mas para a beleza e bem estar que transparecem.

Uma prateleira e alguns vasinhos já são suficientes para a fachada ganhar outra aparência (Foto: Divulgação)

Uma simples plantinha verde, em vaso ou num jardinzinho, já dá outra “cara” a uma parede sem graça, ou até mesmo velha e desbotada. Com poucas coisas e muita criatividade, é possível deixar a fachada da casa muito charmosa. Em muitos casos, a construção está tão sem vida, que nem é necessário ter tanta criatividade, assim. Basta colocar vasinhos com flores coloridas, espalhados para lá para cá e já se tem a sensação de estar vivendo em outra casa. Se seu lar anda meio sem vida, mas ainda não sobrou dinheiro para fazer grandes mudanças, aposte no paisagismo. Isso irá mudar até mesmo o humor dos moradores.

Paisagismo com jardim

Roseiras e grama na fachada da casa (Foto: Divulgação)

O sonho de muitas pessoas é ter um jardim, em casa. Aqui no Brasil, muitas construções têm um espaço destinado a eles. Portanto, uma das formas mais comuns de paisagismo para fachada é por meio de um jardinzinho. Para isso, não são necessárias todas aquelas espécies de plantas ornamentais, que costumamos ver em casas mais sofisticadas. Grama e algumas plantinhas, como roseiras, por exemplo, já farão um belo paisagismo no jardim, que ficará lindo e aconchegante, como na imagem, acima. Nela, também foram plantadas outras espécies, que podem ser moldadas, através de podas periódicas.

Leia Também:  Cruzeiros Páscoa 2016: navio Semana Santa

Paisagismo na parede

Qualquer parede da fachada pode se transformar totalmente (Foto: Divulgação)

Esta é uma interessantíssima ideia para paisagismo na fachada da casa. Para isso, qualquer parede pode ser escolhida. No caso da imagem, foi instalado um sistema próprio para isso, que contém, inclusive, mecanismos de irrigação mecânica das espécies. Contudo, é possível fazer um projeto semelhante. Basta adquirir uma grade de ferro grande e prendê-la à parede. Depois, é só pendurar inúmeros vasinhos de samambaia, daquelas espécies que ficam com as folhas compridas. Quando todas elas crescem, seus galhos se sobrepõem, uns aos outros, fazendo com que a parede fique inteiramente verde.

Plantas da família das trepadeiras são muito úteis às fachadas (Foto: Divulgação)

Ter plantas em casa é uma questão de vontade e criatividade. Elas dão vida e graça aos ambientes. Aposte em simples paisagismos para a fachada da casa e veja como o resultado é incrível.

Veja mais ideias para jardins: Paisagismo Pequenos Jardins, Fotos

Ainda sobre a parte externa da casa, leia: Paisagismo Para Área Externa, Dicas

 

Top