Amaranto: ajuda a combater o colesterol

Um grão rico em proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais que consegue reduzir o colesterol ruim, o LDL, no sangue e é facilmente acrescentado…

Por Redacao em 07/12/2011

Arbusto com flores Amaranto (Foto: Divulgação)

Um grão rico em proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais que consegue reduzir o colesterol ruim, o LDL, no sangue e é facilmente acrescentado no cardápio, através do iogurte, sucos, frutas e até em receitas de bolos ou pães (no lugar da farinha de trigo). Esse é o amaranto, um arbusto com flores grandes e que tem até duas vezes mais proteínas que o trigo comum.

☰ CONTEÚDO

Consumo de amaranto no Brasil

Grão amaranto (Foto: Divulgação)

No Brasil o amaranto é pouco conhecido, por aqui feijão e arroz ganham na mesa dos brasileiros, porém no Peru é mais consumido do que nossa mistura diária do almoço. Em nosso país, o grão vem ganhando mais espaço na alimentação dos atletas que já conhecem o benefício do produto, comprovado em estudo feito pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Pesquisa da USP

Outra pesquisa que foi realizada em 2005 por pesquisadores da Faculdade de Nutrição da USP (Universidade de São Paulo) em hamsters, no período de dois meses, provou que o amaranto reduz os níveis do colesterol total do sangue (gordura que formam placas nas veias e artérias) e por isso é associado a dietas saudáveis quando ingerido com frequência.

Consumo de amaranto por crianças

Cookie com amaranto (Foto: Divulgação)

O produto só faz bem! O amaranto é um grão que pode ser ingerido por crianças e mulheres gestantes sem nenhum problema. O seu valor nutricional é comparado ao do leite, por isso não há contraindicação na ingestão do grão nas crianças menores ou mamães grávidas.

Por ser bem fácil de se colocar em sucos ou iogurtes, é muito prático incluir o grão no cardápio das crianças. Elas podem comer sem nem sentir o gosto, mas com certeza sentirão os benefícios. Se a criança ou grávida tiver o intestino preso, esse é um ótimo “remédio”.

O consumo de amaranto também está sendo feito através de barras de cereais, granola e salgadinhos, isso porque a sua semente depois de aquecida, estoura de forma semelhante a semente de pipoca e a indústria está usando na fabricação de alimentos inusitados.

Na próxima vez que você for ao supermercado, passe na galeria de produtos naturais e confira o produto, prove e veja os benefícios imediatos que ele pode trazer para você e sua família. Vale a pena experimentar, a saúde agradece!

Top