Própolis e seus benefícios

Você sabe o que precisa sobre o Própolis e seus benefícios? Muitas pessoas sabem que ele ajuda na gripe e por isso é usado…

Você sabe o que precisa sobre o Própolis e seus benefícios? Muitas pessoas sabem que ele ajuda na gripe e por isso é usado em muitos remédios e xaropes, porém suas propriedades vão muito além disso. A própolis é uma substância produzida pelas abelhas e formada por ceras e resinas. Essa substância é misturada com o pólen para ser utilizada como antibiótico dentro da colméia. Com a própolis dentro da colméia, impede-se a proliferação de micróbios e vírus. Ela é considerada uma defesa antimicrobiana natural das plantas. Tem consistência viscosa e a sua cor, sabor e aroma variam de acordo com sua origem botânica.

Confira: Benefícios da própolis, mitos e verdades

Própolis e seus benefícios - Conheça todas as propriedades do Própolis para a nossa saúde (Foto: Divulgação)

Própolis e seus benefícios

Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção e, em alguns casos, na cura de diversas doenças. Veja abaixo própolis e seus benefícios comprovados:

  • Age como antioxidante no organismo.
  • Atua como estimulante natural das defesas orgânicas, para aqueles com fadiga e baixa imunidade.
  • Age como bactericida, cicatrizante e anti-séptico.
  • Possui diversas propriedades terapêuticas através dos flavonóides — princípio ativo da própolis.
  • Cura várias infecções como: estomatite, amigdalite, gengivite e hemorróidas.
  • Fortalece a ação imunológica pela ação de linfócitos, estimula o organismo enfraquecido e reduz efeitos colaterais de anticancerígenos e radioterapia.
  • Previne e trata pneumonia crônica e bronquite infantil.
  • Trata queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas, manchas na pele além de agir sobre o sistema capilar.
  • Trata doenças das vias respiratórias e urinárias

São diversos os benefícios da própolis para a saúde (Foto: Divulgação)

Confira outras propriedades do Própolis:

Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição aponta para sua eficácia como antioxidante.

Leia Também:  Como fazer a criança comer na hora certa?

Antibacteriana:Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso, sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

Antifúngica: Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, etc.

O própolis ainda é bastante estudado para a descoberta de novas propriedades (Foto: Divulgação)

Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses e reumatoides.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras, devido à presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc.

Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Como usar a própolis

Você pode encontrar a própolis em diversos produtos (Foto: Divulgação)

Você já sabe tudo sobre a própolis e seus benefícios, mas como usá-la? Onde encontrá-lá?

Uso oral – A própolis para uso oral deve ser preparada sempre por laboratório e apresenta-se usualmente na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas. A substância jamais deve ser manipulada em casa.

Uso cosmético – Existe uma infinidade de cosméticos à base de própolis, como xampus, cremes faciais e outros. Embora muito eficientes no tratamento de problemas como a caspa, acnes e alergias, devem ser usados somente diante prescrição médica.

Leia Também:  Como usar rosa-arroxeado na decoração: dicas, fotos

Top