Pacote de viagem, dicas, cuidados para comprar

Os pacotes de viagens são uma ótima opção aos que querem fazer um passeio tranquilo, com todos os itens de que necessitarão. As empresas…

Por Editorial MDT em 18/06/2012

Os pacotes de viagens são uma ótima opção aos que querem fazer um passeio tranquilo, com todos os itens de que necessitarão. As empresas costumam incluir tudo que for necessário à comodidade do cliente, como passagem, hospedagem, alimentação (em alguns casos), meios de transporte, passeios, etc. No entanto, alguns aspectos merecem atenção, na hora da compra destas ofertas.

O Mundo das Tribos selecionou algumas dicas e cuidados para você, que está programando uma viagem, seja acompanhado ou sozinho. Procure seguir estes conselhos, para que seu passeio seja, realmente, motivo de diversão e, não de constrangimentos. Veja como é simples.

Quais itens merecem atenção, na hora da compra

Diariamente, ficamos sabendo de ofertas quase irresistíveis de pacotes para viagem. Estas ofertas chegam até nós por meio de propagandas muito sedutoras. Neste momento, é aconselhável que se tenha paciência. Não se empolgue demais, iludido pela propaganda. Procure, primeiro, saber de todos os detalhes do pacote. Informe-se com pessoas que tenham utilizado os serviços da empresa que oferece a viagem. Para sua maior comodidade, é imprescindível que você pesquise o nome desta empresa. Verifique se ela possui cadastro na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem). Você também pode verificar a situação cadastral da agência no órgão da EMBRATUR e no BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo). Tudo isso é simples e lhe dará certeza sobre a idoneidade da agência.

Alguns clientes já foram surpreendidos por ações negativas de agências de viagens. Como todo cuidado é pouco, verifique se existem reclamações sobre a empresa no site do PROCON. O endereço é www.procon.sp.gov.br. Lá, você irá conferir se a agência foi alvo de alguma queixa.

Verifique todos os valores cobrados, no pacote. Você deve saber qual o tipo de serviço incluído e como será prestado, como transporte (aéreo e terrestre), taxas de embarque, tipo de passagem, detalhes sobre as acomodações do hotel, refeições incluídas, etc.

Veja pacotes no Brasil em: Pacotes de viagem Gramado, RS – TAM 2012

Tudo o que for combinado entre você e a empresa deve estar expresso, por escrito, assinado por ambas as partes; ou seja, trata-se de um contrato, que deve ser feito a fim de garantir seus direitos, caso algo fuja do que foi acordado.

Dicas importantes, após a compra

Feita a compra, você tem o direito de receber todos os tipos de comprovantes: reserva de hotéis, passagens com datas de saída e chegada, bem como recibos de outros valores pagos.

Tanto a empresa quanto você tem o direito de cancelar a viagem. Se isso acontecer, por parte da agência, você terá o direito de receber de volta tudo que pagou. Em alguns casos, existe a possibilidade de receber por danos morais.

Se a viagem for cancelada por você, a empresa tem o direito de receber esta comunicação, por escrito, justificando o cancelamento. Você poderá reaver uma parte do valor pago ou recuperá-lo integralmente. Mas isso dependerá dos motivos que o fizeram desistir e isso deve ser estabelecido no contrato. Ainda assim, algum valor será retido pela empresa.

Saiba como Planejar Viagem pela internet:dicas

Se algo durante a viagem não ocorrer, conforme o que foi estabelecido, comunique imediatamente aos responsáveis. Na volta, dentro de 30 dias, faça um comunicado por escrito, com cópia protocolada. Essa garantia é dada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Com estes cuidados, as chances de que algo não transcorra bem em sua viagem serão mínimas.

Top