Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama

Saiba mais sobre o Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama. O outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês…

Saiba mais sobre o Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama. O outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, desde que detectados no início. A detecção precoce através de ações de rastreamento é a principal medida para a redução da mortalidade.

Confira: Dieta mediterrânea diminui o risco de ter câncer de mama

Aoio ao cancer de mama

O Outubro Rosa é uma iniciativa que tem o objetivo de conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama (Foto: Divulgação)

Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama

O movimento Outubro Rosa para prevenção do câncer de mama começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro para estas ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares, inclusive é claro, no Brasil.

Rosa símbolo do outubro rosa

Todos os anos milhares de casos novos de câncer de mama surgem (Foto: Divulgação)

Casos Novos de Câncer de mama

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

A grande maioria dos tumores de mama não apresentam sintomas no estágio inicial. Já nos outros estágios os sintomas são:

  • Vermelhidão na pele
  • Alterações no formato dos mamilos e das mamas
  • Nódulos na axila
  • Secreção escura saindo pelo mamilo
  • Pele enrugada, como uma casca de laranja
  • Em estágios avançados, a mama pode abrir uma ferida.
Leia também: Medicamento para câncer de mama pode aumentar a fertilidade
Praça dos Três poderes rosa

Todo o país luta nessa causa contra o câncer de mama (Foto: Divulgação)

Prevenção do Câncer de Mama

A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em primária e secundária: a primeira envolve a adoção de hábitos saudáveis, e a segunda diz respeito a realização de exames de rastreamento, a fim de diagnosticar o câncer de mama em estágio precoce. Você pode prevenir o câncer de mama praticando exercícios, amamentando (Mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses, têm 5% menos chances de desenvolver câncer de mama), tendo uma alimentação balanceada, evitando o estresse, o consumo excessivo de álcool, controlando o peso e é claro fazendo a mamografia.

E uma importante forma de prevenir o câncer de mama é através do autoexame, outra ideia que o Outubro Rosa divulga muito e ensina as mulheres a fazer este exame em casa.

 

Outubro Rosa com flores

Fique atenta a sintomas e sempre faça a mamografia (Foto: Divulgação)

Outubro Rosa programação 2018

O movimento popular conhecido como “Outubro Rosa” é lembrado em todo território nacional, ou seja, o país inteiro está atuando nessa causa. O nome da ação remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Leia mais: Celebridades que conseguiram vencer o câncer

Procure a UPA ou o posto de saúde mais próximo de sua casa e faça os exames regulares para evitar o câncer de mama. Durante o mês de outubro os exames são mais intensificados, basta se dirigir até a unidade mais próxima e fazer os exames preventivos.

 

 






Top