Otite em cães: sintomas, como tratar

Criaturas amigáveis, os cães sempre estão cheios de energia para brincar com seus donos. Entretanto, essa euforia, às vezes, pode esconder problemas difíceis de…

Se não for bem tratada, a otite pode levar à surdez.

Criaturas amigáveis, os cães sempre estão cheios de energia para brincar com seus donos. Entretanto, essa euforia, às vezes, pode esconder problemas difíceis de serem identificados. Este é o caso da otite, inflamação do conduto auditivo que, se não for bem tratada, pode levar o animal à surdez.

Os especialistas apontam diversas causas para o seu desenvolvimento, mas a principal delas é o aumento da produção de células de descamação. Aliado à presença de alguns microorganismos, como fungos e bactérias, ele cria o cenário perfeito para a instalação do problema.

Mas, esta não é a única causa da ortite. Ela também pode estar associada a distúrbios de ordem sistêmica, como alergias e hipotireoidismo. Outro fator importante de se destacar são as raças com orelha pendular, que possuem certa predisposição a terem a doença.

Sintomas

Para identificá-la, é preciso ficar atento a alguns sinais. Os cães com ortite, geralmente, apresentam mudanças comportamentais. Em virtude do enorme desconforto gerado pela infecção, eles costumam andar em círculos, coçar as orelhas demasiadamente e se mostrarem agressivos a qualquer tentativa de tocá-los na região dolorida.

Ao detectar os sintomas, procure um veterinário.

Dependendo da intensidade do caso, o animal deixa de se alimentar e fica um tanto quanto debilitado. Secreções acompanhadas de um odor fétido também são comuns ao se tratar do assunto. Ao observar esses sinais em seu cão, você deve procurar um veterinário. No consultório, este profissional terá a missão de examinar sua cria de estimação de forma mais minuciosa, até chegar a um diagnóstico preciso do problema.

O importante é que você não tente solucionar a inflamação por conta própria. O uso inadequado de medicamentos ou de qualquer método terapêutico pode agravar ainda mais a situação do animal e, consequentemente, piorar seu quadro clínico.

Leia Também:  Chá para dor muscular

Tratamento

Tentar resolver o problema por conta própria, pode agravar o quadro clínico do animal.

Geralmente, os remédios para ortite são aplicados por via tópica (aplicado diretamente no conduto auditivo), ou por via sistêmica (via oral, subcutânea ou intramuscular). Também há casos em que se faz necessária a realização de uma lavagem, para retirar a sujeira acumulada na região. Por fim, a cirurgia é indicada apenas para os quadros crônicos.

Lembrando que existem formas de evitar o surgimento desta doença. Os donos, por exemplo, devem sempre colocar algodão nos condutos auditivos na hora de dar banhos nos cães e nunca tomar nenhuma atitude sem antes consultar o veterinário.

Top