Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Bichos> Otite canina sintomas e como tratar

Otite canina sintomas e como tratar

Por Andre

A otite canina é uma doença bastante comum e geralmente não traz maiores complicações ao bichinho de estimação, se diagnosticada no início e bem cuidada. Quais são os sintomas e como tratar? É o que vamos comentar a seguir.

Otite canina: sintomas e como tratar (Foto: Pixabay)

O que é otite canina? Trata-se de uma inflamação no ouvido do cão, que pode ser causada por diversos fatores, levando o animal a sentir dores e muito desconforto. Apesar do nome se referir aos cachorros, também é comum acontecer otite em gatos.

Entre as causas da otite canina estão água no ouvido do cachorro durante o banho, vento em excesso nas orelhas e produção excessiva de cera. A doença também pode ser causada por fungos, bactérias, ácaros, sarna e carrapatos.

Otite canina sintomas e como tratar

Não se esqueça de secar bem a orelha do seu cachorro após o banho e as brincadeiras na água (Foto: Pixabay)

Um dos principais sintomas da otite canina é a alteração de comportamento do cachorro, que fica bastante incomodado com o problema. Ao se coçarem, os cães afetados pela doença costumam chorar ao passar a pata na orelha, devido à dor.

Outra situação comum nos cães com otite é o animal balançar a cabeça de um lado para o outro com grande frequência, sacudindo também as orelhas. Nos casos mais graves dessa doença canina, o bichinho chega até a pender a cabeça para um dos lados.

Outros sinais da otite em cães são a perda de audição (o animal apresenta maior dificuldade para ouvir), perda de apetite (por causa das fortes dores de ouvido), o aumento de secreção e um forte odor exalado do ouvido.

Se você tem um Labrador, Setter Irlandês, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Dachshund, Cavalier King Charles Spaniel ou outros cães de orelhas grandes, peludas e caídas, precisa ter maior atenção, pois essas são algumas das raças mais afetadas pela otite canina.

Otite canina como tratar

Cães de orelhas longas, como o Setter Irlandês, têm maior risco para a doença (Foto: Pixabay)

Notou que o seu melhor amigo está apresentando alguns dos sintomas descritos acima, com frequência? O melhor a fazer é levá-lo imediatamente ao veterinário, para diagnosticar o problema e escolher um dos tratamentos para otite canina mais adequados ao caso dele.

O tratamento pode incluir lavagem otológica, uso de pomadas e cremes, medicamentos por via oral e até cirurgia, dependendo do tipo de otite, do agente causador da doença e da idade do pet, entre outros fatores. Se não tratada adequadamente, a otite pode levar à surdez canina.

Otite canina como prevenir

O Cocker Spaniel é outro cão que deve ter cuidados especiais para evitar a otite (Foto: Pixabay)

Existem várias formas de prevenção da otite canina:

  • Faça uma higienização constante da área externa do ouvido do cão, usando algodão e loção específica para esse fim.
  • Mantenha as orelhas do pet secas e bem longe da umidade.
  • Na hora do banho, use algodão para tampar os ouvidos do cachorro.
  • Faça a tosa higiênica nos cães de orelhas peludas.
  • Escolha um pote de água mais estreito para evitar que o cachorro molhe as orelhas ao matar a sede.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *