Cuidados ao tosar pelo de cachorro

PUBLICIDADE

Pelagem densa e embaraçada abafam a pele e aumentam o surgimento de fungos, micoses e dermatites, que podem acarretar a queda total dos pelos. A tosa além de prevenir doenças de pele, falhas na pelagem ainda age contra doenças ocasionadas por pulgas e carrapatos. A seguir confira alguns cuidados ao tosar o pelo do cachorro:

Saúde em primeiro lugar

Animais com pelagem longa devem ser escovados todos os dias. (Foto Divulgação)

Além da tosa, a escovação é um dos cuidados mais importantes para a saúde do seu animal. Além de remover o pelo solto, a escovação espalha a gordura da pele, deixando a pelagem mais macia e brilhante. Além disso ela gera uma irrigação sanguínea que melhora a circulação e ativa o sistema imunológico.

Confira ainda: Curso de banho e tosa gratuito online

PUBLICIDADE

Animais com pelagem longa devem ser escovados todos os dias. Já aqueles que possuem pelagem curta, uma vez na semana é o suficiente.

Tosa higiênica

A tosa é um dos principais cuidados para manter a saúde do seu cãozinho. Ela assegura a limpeza da região genital, das patas e no caso dos machos da barriga também. Para tosar o animal você vai precisar de uma tesoura e uma lâmina.

É importante realizar o procedimento em um lugar seguro para assegurar que você não irá machucar o cachorro. Evite colocá-lo em locais altos, já que ele pode tentar fugir e cair no chão.

Além da tosa, a escovação é um dos cuidados mais importantes para a saúde do seu animal. (Foto Divulgação)

Comece dando um banho no animal e depois com o pelo limpo comece a tosa. Independentemente do tipo de pelagem é preciso tosar os pelos que ficam embaixo das patas, já que estes podem fazer o animal escorregar. Como o acúmulo de sujeira no local pode acarretar infecções, os pelos da região genital também devem ser aparados.

Veja também: Máquina de tosar cachorro, preço

A tosa é um dos principais cuidados para manter a saúde do seu cãozinho (Foto Divulgação)

Caso o animal tiver uma pelagem muito densa, dificilmente vai ser possível fazer a tosa com tesoura e lamina. Nesse caso vai ser preciso de uma boa máquina de tosa. Pergunte ao seu veterinário qual modelo é o mais indicado para o seu cachorro.

PUBLICIDADE

Para garantir o cuidado na hora da tosa, a dica é fazer um curso. Cursos de como fazer uma tosa geralmente não duram mais que dois dias e possuem um custo benefício muito bom. Alguns inclusive são totalmente grátis.

Leia mais:  Curso de banho e tosa de cães

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.