Osteomalacia: o que é, causas

A osteomalacia é muito confundida com a osteoporose. Apesar de ambas as condições terem a ver com a força dos ossos, a osteoporose e…

A osteomalacia é muito confundida com a osteoporose. Apesar de ambas as condições terem a ver com a força dos ossos, a osteoporose e osteomalácia relaciona-se com dois aspectos diferentes. No caso da segunda, trata-se uma anormalidade no processo de construção óssea, o que os torna macios. Saiba mais sobre a osteomalacia e suas causas.

A osteomalacia é provocada pele deficiência de vitamina D. (Foto: divulgação)

O que é osteomalacia e suas causas

A osteomalacia é um defeito na mineralização dos ossos que se manifesta através de descalcificação, dor óssea e fraturas ao exame radiológico. Ela está relacionada com a falta de vitamina D, normalmente ligadas a má absorção de gordura ou perda de fosfato renal.

Diferentemente da osteoporose, a osteomalacia apresenta hipofosfatemia (diminuição do fosfato no sangue), hipocalcemia (redução do cálcio sanguíneo) e fosfatase alcalina (enzima hepática) elevada.

Sintomas da osteomalacia

A osteomalacia pode não apresentar quaisquer sintomas nos estágios iniciais, mas conforme ela evolui, a dor tende a ser uma indicação de que algo pode estar errado. A doença pode apresentar fraqueza muscular e óssea, perda de massa óssea, fraturas e dores.

O raio-X é uma das ferramentas muito eficaz para diagnosticar os casos de osteomalácia. Os exames como ultrassom, tomografia e exames de sangue também podem ser realizados.

Tomar sol ajuda a prevenir a osteomalacia. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos com vitamina D e cálcio 

Tratamento da osteomalacia

Para os indivíduos portadores do problema, o primeiro passo é corrigir a causa básica. Além disso, devem ser tratados distúrbios decorrentes como hipocalcemia e hipofosfatemia. O tratamento tanto da causa quanto das alterações do metabolismo ósseo variam de acordo com o mecanismo de desenvolvimento da ostomalacia.

Já que a osteomalacia é causada por deficiência dietética ou luz solar, o ideal é apostar em doses extras desses dois elementos para melhorar a condição. Adote novos hábitos alimentares e tome sol para ajudar na absorção de vitamina D. O risco do desenvolvimento da osteomalacia pode ser minimizado com abundancia no cálcio e vitamina D na dieta. Para prevenir o problema o ideal é passar um tempo sobre a luz solar.

A osteomalacia causa muita dor. (Foto: divulgação)

Veja também a importância e os benefícios da vitamina D 

Leia Também:  Receita de pão doce

A osteomalacia é uma doença provocada pela deficiência de absorção da vitamina D, já que essa substancia é essencial para que o cálcio e fosforo sejam consumidos de forma adequada pelo organismo. Dentre os principais sintomas da doença estão a fraqueza muscular e as dores. Aderir novos hábitos alimentares e tomar muito sol é essencial para tratar o problema. 

Top