Vitamina D: importância, benefícios

Pressão arterial regulada, ossos bem formados e saudáveis, sistema imunológico fortalecido e muitos outros benefícios podem ser adquiridos de forma simples através da vitamina D. Entenda melhor como ela pode ajudar o seu organismo, onde encontra-la e qual a forma de absorção correta aqui no Mundo das Tribos.

(Foto: Divulgação)

Vitamina D

A vitamina D tem como função básica a boa formação e manutenção de ossos e dentes. Em 526 a.C., Heródoto fez uma observação que seria compreendida séculos mais tarde, ele comparou o esqueleto de guerreiros persas com o dos guerreiros egípcios e viu a fragilidade que era obvia no primeiro caso e que levou a sua derrota. Para Herótodo e os egípcios, essa vantagem era consequência da exposição ao sol que o povo tinha desde criança, diferente dos persas que eram cobertos por turbantes como forma de proteção.

Ossos e dentes fortes e saudáveis com a vitamina D (Foto: Divulgação)

Séculos e muito estudo depois, a vitamina D foi muito confundida com a A, mas suspeitas de que não seriam a mesma coisa surgiram em 1918 por um professor inglês Edward Mellanby. Diversas pesquisas prosseguiram na esperança de entender e encontrar a vitamina suspeita e, em 1930 a vitamina D foi isolada quimicamente pela primeira vez levando a mais estudos que mais tarde comprovaram a atuação eficaz do sol e seus raios UVB na síntese da vitamina.

A exposição ao sol faz com que a vitamina D seja sintetizada (Foto: Divulgação)

Benefícios

Além de ser fundamental para boa formação dos ossos e dos dentes, a vitamina D auxilia na construção de proteínas que fazem o transporte de dois minerais: cálcio e fósforo. Promove um melhor funcionamento do intestino, em especial, na absorção de nutrientes e os níveis sanguíneos também são regulados através dela.

Fontes de Vitamina D

Gorduras de peixe como o salmão, óleo de fígado de bacalhau, leite de vaca e derivados como manteiga e nata, gema de ovo são fontes comuns da vitamina, porém, para que ela seja sintetizada, ou seja, absorvida e cause efeitos é preciso exposição de meia hora por dia ao sol.

Alimentos derivados do leite de vaca e óleos de peixe contém vitamina D (Foto: Divulgação)

A descoberta dos efeitos benéficos da vitamina D foi determinante na medicina, já que diversas vidas foram salvas. Antes, quase 90% das crianças que nasciam na Europa sofriam de raquitismo (doença recorrente da ingestão e absorção inadequadas de vitamina D que causa má formação de ossos em desenvolvimento e compromete a altura do indivíduo) e perdiam a vida devido à patologia.

Outra doença causada pela ausência de vitamina D é a osteomalácia que ataca pessoas adultas amolecendo os ossos e comprometendo a estrutura óssea.

Para evitar problemas, alimente-se adequadamente e fique exposto ao sol antes das dez da manhã ou depois das quatro da tarde para ossos mais fortes e saudáveis.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply