Leite em pó para bebês: saiba mais

O recém-nascido deve ser amamentado durante os primeiros seis meses de vida. O leite materno é suficiente e fundamental para a saúde da criança,…

O recém-nascido deve ser amamentado durante os primeiros seis meses de vida. O leite materno é suficiente e fundamental para a saúde da criança, afinal, ele oferece todos os nutrientes necessários para que o organismo se desenvolva.

Quando a mãe não consegue amamentar o seu filho, ela deve recorrer a um leite em pó apropriado. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Alimentação do bebê: dicas e cuidados

O leite materno é rico em proteínas, vitaminas, gorduras e água. Ele também possui substâncias essenciais para proteger o bebê contra doenças, como anticorpos e glóbulos brancos. Através do aleitamento é possível contribuir com o desenvolvimento emocional do recém-nascido, ao passo que fortalece os laços de afeto com a mãe.

Quando a mãe não possui leite o bastante ou não tem como amamentar o filho durante o tempo recomendado, ela recorre ao leite em pó para bebês. Este produto artificial não é tão completo como o leite materno, mas ajuda na nutrição.

Como escolher o leite em pó ideal para o bebê?

O mercado de leite em pó não para de crescer e a variedade de produtos tem se tornado cada vez mais expressiva. No entanto, na hora de escolher o melhor alimento para o bebê, é necessário consultar um pediatra e avaliar as diferentes fórmulas.

Para escolher o leite em pó com a melhor fórmula, é necessário consultar um pediatra. (Foto:Divulgação)

Para definir o melhor leite artificial, o médico normalmente analisa o peso e o tamanho do bebê. Após anotar a recomendação do profissional, é necessário fazer um teste para saber se a criança vai se adaptar ao leite.

Nas primeiras tentativas do consumo do leite em pó, é comum o bebê sofrer com constipações passageiras. No entanto, se as manifestações persistirem, é sinal de que existe uma intolerância ao alimento. Neste caso, a mãe deve experimentar a segunda opção leite recomendada pelo pediatra.

Continuar Lendo  Papel de parede: como escolher, dicas

Entre as marcas de leite em pó para bebês mais conhecidas no Brasil, vale ressaltar: Nan, Nestogeno, Aptamil, Similac e Bebelac.

Tipos de leite em pó para bebês

Nan, Aptamil e Similac são algumas marcas conhecidas. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir informações sobre os principais tipos de leite em pó para bebês:

Leite tipo 1: possuem os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê;

Leite com Prébióticos: indicados para bebês que ficam ressecados, pois a fórmula ajuda a regular o intestino;

Leite tipo HA: opção indicada para os bebês que possuem histórico na família de alergia ao leite;

Leite hidrolisado de proteínas: indicado para o bebê que tem alergia às proteínas do leite de vaca. Este tipo de leite é prescrito pelo médico em caso de desnutrição;

Leite tipo AR: opção anti-regurgitante, ou seja, de fácil digestão. Produto recomendado para bebês que sofrem de refluxo;

Leite de soja: produto preparado com a proteína isolada da soja, por isso recomendado para bebês que sofrem de alergia ao leite.

Veja também: Alimentos que estimulam leite materno

Top