Os melhores petiscos do Brasil

Se fosse perguntado, a cada um dos leitores, qual a sua lista dos melhores petiscos do Brasil, o resultado seria uma mixórdia, na qual…

Por Redacao em 13/03/2011

Se fosse perguntado, a cada um dos leitores, qual a sua lista dos melhores petiscos do Brasil, o resultado seria uma mixórdia, na qual não faltariam ícones como bolinho de bacalhau, camarãozinho frito no alho e óleo e coxinha de frango com Catupiry.

E mais até do que isso. Na lista seriam elencados os estabelecimentos onde essas iguarias poderiam ser degustadas da maneira correta e, por que não dizer, mais satisfatória. Seria possivel ler coisas como “a coxinha do bar do Gerson, na ponta do Humaitá…” ou mesmo “o ovo de codorna da barraca do Bigode, quando ficava na Boca do Rio, em Salvador…”. E todos esses nomes e estabelecimentos citados estariam corretos em suas verdades afinal, sejamos francos, todos nós temos os nossos preferidos, mesmo que não percebamos.

Por tanto, para fins de definição, elencaremos, abaixo, os petiscos preferidos dos brasileiros, no geral, sem citar produtos específicos de brasileiros. Com essa lista em mãos, sugiro que vá, da próxima vez em que for petiscar algo por aí, com ou sem amigos, diretamente ao seu garçom de preferencia e diga, sem hesitar por um segundo que seja:

– Amigão! Desce uma rodada de cada item que tiver nessa lista. A partir de agora estaremos passando por um processo de avaliação científica!
Peço apenas que envie o resultado de suas pesquisas para nós, bem, como o endereço do local onde ela teve curso. Na primeira oportunidade iremos, pessoalmente, avaliar os resultados e confirmar a pesquisa com uma contraprova adequada… aguardamos ansiosamente o seu voto.

•    Bolinho de camarão;
•    Croquete de salsicha;
•    Caldo de sirí ou de sururu;
•    Coxinha de frango com Catupiry;
•    Tábuas de frios;
•    Iscas de filé;
•    Bolinho de Bacalhau;
•    Ovo de codorna;
•    Frango a passarinha.

E embora tenha-se citado os mais deliciosos, não se pode esquecer que os petiscos também são patrimônios de várias regiões do Brasil. Na Bahia mesmo quem não se maravilha com os bolinhos de aimpim com queijo derretido dentro? Uma delícia para ser acompanhada com uma cerveja geladinha. E em Sergipe que os famosos caranguejos atraem turistas de todas as partes do Brasil? E não podemos esquecer dos cariocas que amam uma batata frita e uma casquinha de siri bem deliciosa. Estes são petiscos que dão água na boca e saudades de estar numa terra boa.

Top