Orientações para reduzir as despesas

Durante todo o ano, muitos brasileiros tentam de alguma forma equilibrar suas despesas mensais, para poder investir a renda em algo rentável para a…

Durante todo o ano, muitos brasileiros tentam de alguma forma equilibrar suas despesas mensais, para poder investir a renda em algo rentável para a família ou quem sabe até reservar parte do dinheiro para eventualidades. Mas, a tarefa de reduzir as despesas domésticas não é tão simples quanto parece. É preciso muita dedicação e tempo para fazer um balanço ou levantamento sobre tudo o que é gasto durante o mês e, o mais importante: O empenho de toda a família para que, de fato, os gastos sejam reduzidos.

A tarefa de reduzir as despesas domésticas não é tão simples. É preciso muita dedicação, tempo e um levantamento apurado (Foto: Divulgação)

Mesmo com todas as oportunidades de uma renda maior por parte dos brasileiros, é importante fazer algumas economias durante o mês, pois da mesma forma que a renda do brasileiro aumenta, os gastos acompanham o mesmo ritmo. Aproveite e acompanhe agora algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir todos os gastos do orçamento doméstico e assim, você ter condições de equilibrar melhor as finanças:

Gastos com a alimentação

Vai ao supermercado? É fundamental elaborar uma lista com todos os produtos que precisam ser comprados (Fotos: Divulgação)

Antes de ir ao supermercado para fazer compras, é fundamental que se elabora uma lista com todos os produtos que precisam ser comprados. Selecione primeiro o que é fundamental como feijão, arroz, carnes, produtos de limpeza, etc. Isto evitará que gastos desnecessários sejam feitos. Fique atento também para os chamados produtos supérfluos (não importantes), pois eles, geralmente, ficam expostos nas prateleiras como forma de chamar a atenção dos consumidores. Evite comprar este tipo de produto.

Continuar Lendo  Material escolar 2012, Dicas para economizar

Vestuário

O ideal é que você saia de casa já tendo em mente quanto deseja gastar com as compras (Foto: Divulgação)

É importante saber se controlar na hora de comprar roupas e calçados. Evite adquirir produtos apenas por impulso. O ideal é que você saia de casa já tendo em mente quanto deseja gastar com as compras para que não ocorram gastos desnecessários, visto que eles são, muitas vezes,  os responsáveis pelos endividamentos.

Compromissos mensais com mensalidades

É importante ficar atento ao vencimento de cada fatura. Faturas de banco, escola, faculdade, energia elétrica, dentre outras. Saiba que atrasos podem acarretar em juros, bem como por todo o seu orçamento em risco.

Gastos com energia elétrica e água

Este item é fundamental para reduzir os gastos no orçamento. Água e energia, no Brasil, são produtos muito caro, principalmente a energia elétrica. Portanto, é importante que toda a família esteja ciente de que todos devem economizar. Neste processo, o primeiro passo é saber utilizar a água, depois evitar gastos excessivos de energia. Tudo isto pode contribuir na redução de custo.

Mas, não pára por aqui. Temos outros gastos que inclui o telefone, uso do carro, aluguel, condomínio, dentre outros. Eles também devem ser reduzidos da melhor forma possível. Para o uso do telefone, é preciso utilizá-lo de forma racional, evitando, assim, ligações de longa duração. Quanto ao carro, ele deve ser utilizado apenas quando necessário na perspectiva de reduzir gastos com combustível. Já as taxas de condomínio e aluguel devem ser sempre pagas nas datas certas para evitar a cobrança de juros ou algum tipo de taxa.

Continuar Lendo  Como promover um negócio gastando pouco

Aprendeu direitinho? É só praticar no seu dia a dia. Certamente, as despesas serão reduzidas e você terá um orçamento muito mais equilibrado!

Top