Cartão de crédito pré-pago: vantagens, como usar

Há um ano, mais ou menos, foi lançado no país o cartão de crédito pré-pago. Muitas pessoas, entretanto, ainda não sabem, ao certo, do…

Há um ano, mais ou menos, foi lançado no país o cartão de crédito pré-pago. Muitas pessoas, entretanto, ainda não sabem, ao certo, do que se trata e como funciona essa “facilidade” oferecida pelas operadoras de crédito. É muito simples entender. Este tipo de cartão funciona de forma semelhante à recarga de celular. Ou seja, os cartões comuns são usados para as compras, que serão pagas somente quando o usuário receber a fatura correspondente. Já com os cartões de crédito pré-pagos, os consumidores precisam ter dinheiro, antes de gastarem. Para isso, são feitas recargas do cartão, de forma semelhante às recargas de celulares.

Funciona de forma semelhante à recarga de celulares (Foto: Divulgação)

Se o titular de um cartão de crédito pré-pago efetuar uma recarga de R$100, por exemplo, terá apenas esta quantia para gastar. Se deseja comprar mais, então deverá efetuar outra recarga. Ao realizar uma compra, o uso do cartão se dá de forma idêntica aos cartões comuns, com a diferença de que a subtração do valor é feita no ato desta compra, ou seja, neste momento, ele funciona como um cartão de débito. Outra diferença está nos valores. Não é permitido realizar compras parceladas com cartão de crédito pré-pago. A ação das operadoras de crédito visa atingir o público que não possui conta corrente. Por isso, para adquirir um ou mais destes cartões, não é necessário possuir uma conta.

Vantagens do cartão de crédito pré-pago

A única real vantagem do cartão de crédito pré-pago está na possibilidade de controlar melhor os gastos. Sabemos que muitas pessoas, ao usarem cartões de crédito, acabam se endividando, pois se esquecem de que a empolgação com as compras trará faturas de alto valor, no próximo mês. Com a nova modalidade do cartão, o indivíduo fará compras somente se tiver efetuado recargas.

A vantagem está no melhor controle dos gastos (Foto: Divulgação)

Ainda assim, há muitos que citam como vantagens as compras via internet. Muitos desejam efetuá-las; porém, por não possuírem contas e cartões de crédito, acabam sendo impedidos. Existem, hoje, muitos sites que aceitam cartão de crédito pré-pago. Contudo, não são todos. É preciso, antes, verificar se esta necessidade será, realmente, satisfeita, já que há cobranças de diferentes taxas, pelo uso destes cartões.

Continuar Lendo  Financiamento de Móveis e Eletrodomésticos

Como usar cartão de crédito pré-pago

O ideal é estar consciente de todas as taxas cobradas pelo serviço e verificar se é algo, realmente, vantajoso (Foto: Divulgação)

Se a intenção é possuir um cartão de crédito pré-pago para controlar os gastos, isso poderá ser feito, da mesma forma, com dinheiro vivo e sem pagamento de taxas. Contudo, muitos preferem não andar por aí, com os bolsos cheios de dinheiro ou, por inúmeras razões, não podem guardá-lo em casa.  O ideal, então, é fazer um balanço mensal dos gastos. Assim que puder, é aconselhável já efetuar uma recarga, que será usada durante todo o mês. É melhor evitar fazer várias recargas mensais, pois cada uma delas tem um valor. Há operadoras que cobram até R$5, por recarga. Além disso, é possível usar o cartão de crédito pré-pago para sacar dinheiro; contudo, também são cobradas taxas, por isso. Portanto, é importante estar atento às cobranças referentes a estes cartões. Do contrário, no fim das contas, o indivíduo irá constatar de que não é compensador usar cartão de crédito pré-pago.

Veja outras formas de controlar os gastos: Como economizar dinheiro: dicas

Leia, também: Como economizar no celular: dicas

Top