Ordem correta dos exercícios para treino dar resultado

Você sabia que existe uma Ordem correta dos exercícios para treino dar resultado? Na academia muitas pessoas preferem fazer seu treino sozinhas, sem a…

Por Redacao em 17/09/2014

Você sabia que existe uma Ordem correta dos exercícios para treino dar resultado? Na academia muitas pessoas preferem fazer seu treino sozinhas, sem a ajuda de um personal. Porém, isso pode acarretar em alguns erros seja na ordem ou na forma de execução dos exercícios. Um pesquisador brasileiro concluiu recentemente um estudo sobre a relação da influência da ordem dos exercícios de musculação no desempenho final. Observou-se em todos os experimentos que o desempenho nos exercícios realizados por último na seqüência, era sempre comprometido pela realização do(s) exercício(s) anterior.

Confira: Motivos que podem fazer a corrida não emagrecer

Ordem correta dos exercícios para treino dar resultado - Você sabia que fazer exercícios na ordem errada podem dar um resultado abaixo do esperado ou até mesmo prejudicar o seu treino? (Foto: Divulgação)

Ordem correta dos exercícios para treino dar resultado

O ideal é que iniciantes na musculação comecem os exercícios com treinos leves e fáceis, para não prejudicar um futuro rendimento, nem o próprio corpo. O importante é focar primeiro na execução dos exercícios e não no resultado final na academia. Por isso, se o objetivo dos treinos é aumentar os músculos (hipertrofia muscular), vá aumentando gradativamente a intensidade dos exercícios e os pesos nos aparelhos.

Leia também: Penteados versáteis para academia

Mas e quanto a ordem correta dos exercícios para treino dar resultado? Confira abaixo as dicas:

Primeiro, treine os grandes grupos musculares (costas, coxas e peitoral), seguidos dos exercícios para osgrupos musculares menores (bíceps, tríceps, ombro e panturrilhas). De acordo com os especialistas, os grandes grupos musculares tendem a ficar cansados mais facilmente que os menores. Além disso, o segundo grupo de músculos fortalecem os primeiros.

Sempre peça ajuda de um personal para montar o seu treino segundo suas preferências (Foto: Divulgação)

Desenvolver primeiro o tronco é uma boa escolha para manter a postura correta e estabilidade do corpo. Indica-se começar um treino de 20 repetições em todos os exercícios, e a cada dois meses, ir intensificando e modificando a musculação.

Com o tempo, o corpo vai se acostumando com os exercícios e é nesta hora que o aluno deve intensificar os treinos. Os especialistas indicam diversificar os exercícios para que o corpo não acostume completamente, desta forma os resultados ficarão mais fáceis de serem atingidos.

Cuidados ao treinar na academia

Além de ser importante saber a ordem correta dos exercícios para treino dar resultado, a avaliação física também é o ponto-chave para quem quer entrar na musculação. A partir da vistoria de ummédico e instrutor, o aluno consegue saber seu percentual de gordura, nível de força, flexibilidade, problemas cardíacos, de coluna, entre outros fatores físicos que vão mudar o desempenho na academia.

Lembre-se de que seus músculos não estão acostumados com a carga de peso e força que irão receber nos próximos dias. Portanto, fique de olho na sua respiração, postura e adaptação muscular, isso significa fazer uma autoanálise durante os treinos do que é mais difícil e mais fácil de executar na academia.

Nunca esqueça de aquecer e alongar antes de treinar (Foto: Divulgação)

Leia mais: Exercício diminui a celulite visivelmente em 3 semanas

Outro ritual imprescindível para executar os exercícios na academia é o aquecimento. O ideal é apostar no aquecimento geral e localizado. Normalmente, o corpo leva de quatro até seis semanas para conseguir partir para um estágio mais avançado.

Top