Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Alimentos que contém gordura trans: quais são

Alimentos que contém gordura trans: quais são

Batata frita, carne moída e congelados são alimentos que possuem um sabor especial que vem da famosa gordura trans. Essa inimiga da saúde faz com que esse produtos durem mais tempo nos supermercados e restaurantes. Porém, ela pode causar sérios danos a saúde. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os alimentos que contém gorduras trans.

É preciso dar preferência para uma alimentação saudável livre de gorduras trans. (Foto: divulgação)

Gorduras trans

gordura tran é formada pelo processo de hidrogenação, que pode ser realizado de forma natural ou industrial. Elas estão presentes em alimentos como leite, carne e alguns industrializados. Não é possível retirar totalmente essas gorduras da alimentação. Alguns alimentos possuem outros produtos como substitutos das gorduras trans, porém o resultado do sabor nem sempre é satisfatório.

O consumo excessivo dessas gorduras contribui para o aumento do colesterol total e do LDL e, ainda, promove a diminuição dos níveis de HDL, trazendo muitos riscos para o coração e a saúde de maneira geral.

Devido aos prejuízos que podem ser causados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a redução de gorduras trans nos alimentos. As novas orientações explicam que não se deve consumir mais do que 2 gramas por dia.

As frituras são ricas em gorduras trans. (Foto: divulgação)

Alimentos que contém gordura trans

1. Batatas fritas: esse alimento é rico em gorduras trans, que possui adição de hidrogênio no óleo vegetal. A boa notícia é que muitas redes de restaurantes pararam de usar óleos hidrogenados em frituras. Porém, isso não quer dizer que esse mal foi totalmente retirado do cardápio.

2. Frituras: além de aumentar a silhueta, eles também podem conter grandes quantidades de gorduras trans que prejudicam a saúde. Por isso, leia os ingredientes antes de comprar qualquer produto e quando for aos restaurantes evite consumir esses alimentos.

3. Carne moída: aquele hambúrguer que você tanto gosta pode conter gorduras trans. Apesar de os fornecedores tentarem remover a gordura hidrogenada de alimentos fritos, a maioria dos hambúrgueres ainda contém gorduras trans.

4. Pipoca de micro-ondas: os complementos de sabores como queijo, bacon ou manteiga podem contem gorduras trans. Esses complementos normalmente são recheados de gorduras trans. Procure ficar atenta para o rótulo ou compre milho para preparar a pipoca em casa.

5. Margarina:para que a margarina apresente sua formula sólida, muitas marcas utilizam óleos hidrogenados que são ricos em gorduras trans e gordura saturada. As duas fazem mal para à saúde.

É preciso ficar atento para os rótulos dos produtos. (Foto: divulgação)

A gordura trans  está presente em vários tipos de alimentos, como frituras, carnes e outros industrializados. O ideal é reduzir o consumo dessa gordura do cardápio para evitar problemas de saúde. Prefira pratos mais saudáveis ricos em verduras e legumes.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Bem Estar

Tintas para gesso, como escolher

Bem Estar

Tratamento caseiro para gota

Bem Estar

Fotos de cortinas para o quarto

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *