Dicas para alimentação de tartaruga

Muitas pessoas, sejam adultos, jovens ou crianças, algum dia já cogitaram a possibilidade de terem ou até mesmo já obtiveram tartarugas como animais de…

Por Paulo Lima em 01/04/2012

Muitas pessoas, sejam adultos, jovens ou crianças, algum dia já cogitaram a possibilidade de terem ou até mesmo já obtiveram tartarugas como animais de estimação. Este simpático bichinho pode ser criado em lindos ambientes personalizados com pedras, plantas e pequenas lagoas para que ele se sinta em seu habitat, junto à natureza. No entanto, não só o ambiente e as condições propícias, como também a alimentação são fatores de suma importância para a vida deste animal. Confira nossas dicas para a alimentação de sua tartaruga, de acordo com cada espécie.

Veja como alimentar sua tartaruga corretamente

☰ CONTEÚDO

Primeiros passos

Antes de adquirir sua nova amiga tartaruga, procure se informar sobre as espécies existentes, a fim de poder cultivar a alimentação que lhe será apropriada. Algumas delas são herbívoras e a base de sua alimentação é vegetal, ao passo que a grande maioria se alimenta de outros animais.

Leve em consideração o espaço disponível para dispor de um ambiente personalizado para suas tartarugas – quanto maior e mais possibilidades de locomoção disponíveis, mais elas se divertirão.

Tartarugas herbívoras

A grande maioria das tartarugas adotam uma alimentação herbívora somente após atingirem uma certa maturidade. Algumas poucas espécies possuem seu cardápio diário baseado em plantas, leguminosas ou vegetais – por isso é de suma importância pesquisar qual a classe que se enquadra seu animalzinho, afim de melhor fornecer o suplemento adequado para sua sobrevivência e bem-estar.

A tartaruga-verde é um exemplo de espécies herbívoras

A título de exemplo, as tartarugas marinhas domésticas ingerem plantas aquáticas também acompanhadas de alface, agrião, salsa, cenoura bem ralada ou cozida e demais vegetais. Antes de servir esses alimentos, lave muito bem para eliminar todos os agrotóxicos e componentes químicos existentes.

Tartarugas carnívoras

A espécie carnívora, principalmente  que vive em oceanos, constitui a base de sua alimentação em outros animais como mariscos, moluscos, mexilhões e invertebrados em geral além de alguns peixes, águas-vivas e até mesmo algumas esponjas. As domésticas, no entanto, devem se alimentar de rações, camarões secos, peixes e vegetais.

Forneça os alimentos adequados à sua tartaruga carnívora

Seja qual for a espécie escolhida, é importante averiguar as peculiaridades do animal em questão, para assim fornecer a alimentação adequada ao seu biotipo. Fique atento à tabela nutricional dos produtos e opte pelas rações mais nutritivas – sua tartaruga agradece!

Top