segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 15/08/2022 16:22:06
MundodasTribos

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) desse ano começam no próximo dia 18 e vão terminar somente em 5 de abril. O Ministério da Educação (MEC) acredita que aproximadamente 20 milhões de estudantes de todo o Brasil participem da competição. Os cadastros precisam ser feitos por meio do site da olímpiada.

Veja também: Provas anteriores OBMEP – Olimpíada de Matemática 

As Olimpíadas de Matemática abrirão inscrições em breve (Foto: Divulgação)

Essa competição tem como objetivo o estímulo e a revelação de alunos com grande potencial para a matemática. Qualquer escola da rede pública de ensino poderá inscrever os estudantes conforme três níveis: o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, nível 2 para 8º e 9º anos e nível 3 para 1º a 3º anos do ensino médio.

Quem for participar das avaliações deve começar a estudar, já que a primeira fase acontecerá no dia 4 de junho (a hora não foi definida). Os estudantes com melhor desempenho nas provas serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília) em locais que ainda serão definidos. Confira a seguir algumas dicas para estudar para as Olimpíadas de Matemática:

O que este artigo aborda:

Organize uma rotina de estudo diária

A preparação para essa avaliação requer um planejamento. Juntamente com os seus pais, organize um cronograma do seu dia para conseguir incluir o estudo nessa rotina. É preciso investir, ao menos, 1 hora do seu dia em exercícios de matemática e interpretação de texto, pois é necessário conseguir entender os enunciados das questões para resolvê-los corretamente.

Saiba mais sobre: Olimpíada de Matemática 2012: Inscrições

Reúna um bom material para estudar para essa avaliação (Foto: Divulgação)

Material de apoio na internet

Além de diversão e comunicação, a internet oferece muitas opções para quem está interessado em exercitar seu conhecimento. Procure em sites provas de anos anteriores das Olimpíadas de Matemática para que você conheça o estilo da avaliação. Passe a resolver as questões, pois assim conseguirá ter uma ideia de como funciona o teste. Além disso, conseguirá controlar bem o seu tempo na prova e não deixará que o nervosismo tome conta.

Peça reforço para o seu professor

Na escola, depois das aulas, converse com o seu professor de matemática e peça apoio com relação ao material didático que pode estudar para se preparar melhor para esse teste. Certamente esse profissional ficará muito feliz em ajudar a conquistar os primeiros lugares na avaliação, assegurando um lugar na universidade mesmo tão jovem, ou outros prêmios. Mas, na pior das hipóteses, estudando para as Olimpíadas de Matemática, e mesmo não conseguindo muito destaque na avaliação, você terá adquirido um conhecimento maior que o atual.

O conteúdo "Olimpíadas de Matemática: dicas para se preparar" foi feito por Élida Santos e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em .

1

Pode ser do seu interesse

Curso técnico em logistica RJ, onde fazer

Curso técnico em logistica RJ, onde fazer

Cursos SENAI Aracajú 2011 SENAI Sergipe

Cursos SENAI Aracajú 2011 SENAI Sergipe

Etec Osasco, Cursos, Endereço

Etec Osasco, Cursos, Endereço

Curso de Aeromoça BH 2011

Curso de Aeromoça BH 2011

Concurso do Samu de Uberlândia 2016

Concurso do Samu de Uberlândia 2016

Fundat cursos gratuitos em Aracaju 2017

Fundat cursos gratuitos em Aracaju 2017