Provas Anteriores OBMEP – Olimpíada de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição realizada com o objetivo incentivar alunos do ensino médio e fundamental a estudarem matemática de forma plana. A matemática é uma matéria que a grande maioria dos alunos odeia, e através da OBMEP eles tem a oportunidade de descobrir novos talentos que são craques na matemática.

O aluno que participa da OBMEP e vence recebe inúmeros prêmios (Foto: Divulgação)

OBMEP maior olimpíada do mundo

A OBMEP é uma das maiores olimpíadas do mundo da Matemática. Podem participar da OBMEP todos os alunos de escolas públicas que se inscrevem na olimpíada. O mais legal é que os alunos gênios da matemática, recebem um incentivo importante, pois eles recebem bolsa de estudos na área. O aluno que for o vencedor da OBMEP, além de ganhar inúmeros prêmios, também poderá ficar famoso em todo o país.

Como estudar para a OBMEP

Uma boa dica de estudo é utilizar material dos anos anteriores do próprio projeto, ou seja provas anteriores da OBMEP. Através deste material os alunos podem tirar dúvidas existentes, estudar, discutir com seus amigos que também estão inscritos e vão participar da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Essa é uma excelente oportunidade para quem gosta de matemática e

Preparação é essencial para a OBMEP

Assim como acontece nos vestibulares e concursos públicos a fase de preparação é essencial para que o candidato seja bem sucedido. De nada adianta fazer a inscrição e pensar positivamente se não se preparar para fazer a prova de uma melhor forma possível. Vendo o material de estudo OBMEP é interessante imprimir tanto os arquivos com as perguntas e, também os que contém as soluções e explicações detalhadas de cada questão, isto irá ajudar bastante.

OBMEP

O Projeto OBMEP já é um grande sucesso em todo Brasil, ele tem o objetivo de criar um ambiente que estimule e ao mesmo tempo seja competitivo para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. As provas anteriores e também soluções de todos os anos da OBMEP podem ser encontradas diretamente no site oficial – Acesse. A OBMEP possui três níveis, que envolvem o nível de escolaridade de cada aluno inscrito.

– Estudantes do sexto e sétimo ano do ensino fundamental participam do primeiro nível;

– Estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental participam do segundo nível;

– Estudantes do ensino médio participam do terceiro nível.

Além disso o OBMEP também apresenta duas fases, sendo que na primeira serão realizadas 20 questões objetivas, que são realizadas pelos próprios professores da escola seguindo instruções fornecidas pela coordenação da OBMEP. A segunda fase é realizada por uma prova discursiva onde deverá conter entre 6 e 8 questões assertivas. Essa etapa será aplicada e realizada pela OBMEP. A prova só poderá ser realizada para alunos de escolas públicas que foram inscritos e passaram na primeira fase. Boa Sorte!

 

Boa prova !

23 Comments - Add Comment

Reply