Como redigir um Ofício – Modelo de Ofício Simples

O Ofício é basicamente uma carta de caráter oficial geralmente destinada e enviada a um órgão público, esse documento é semelhante a um memorando…

Por Élida Santos em 20/12/2017

O Ofício é basicamente uma carta de caráter oficial geralmente destinada e enviada a um órgão público, esse documento é semelhante a um memorando de caráter oficial de alguma instituição. Para redigir um ofício é necessário seguir alguns padrões básicos para que o mesmo acompanhe o caráter formal que deve ser passado num ofício. Para facilitar você que necessita fazer um ofício simples, resolvemos dar uma base para que você possa entender e redigir de forma clara e objetiva.

Como redigir um Ofício

Redigir ofício nem sempre é simples, mas com algumas dicas é possível (Foto: Divulgação)

Modelo de ofício

Não tem modo mais simples de se aprender a fazer algo do que seguindo um modelo pré-fixado. Por isso, separamos um exemplo de carta ofício. Altere os dados informados ente parênteses e preencha as lacunas para ter o seu ofício.

Veja abaixo um modelo de ofício:

Ofício de Solicitação

Ofício nº ___/___

Senhor (nome da pessoa que vai recebê-lo)

(ocupação)

(empresa ou órgão)

Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), ( profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar cidade), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).

Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.

____________________________________________________

(localidade), (dia) de (mês) de (ano)

___________________________________________________

(assinatura)

(seu nome)

_________________________________________________

(Endereço do destinatário)

Como redigir um Ofício

Salve o modelo de ofício que colocamos no texto e não tenha mais dúvidas sobre esse assunto (Foto: Divulgação)

Tipos de ofício

Os principais tipos de ofício são: ofício de solicitação; ofício de comunicação; ofício de pedido ou requerimento; ofício jurídico e ofício para solicitar patrocínio. Os ofícios jurídicos devem ser emitidos por pessoas com domínio nessa linguagem, como por exemplo, advogados e juízes para que os mesmos tenham autoridade perante às pessoas em que o documento será destinado.

Para os demais, basta usar a linguagem culta, com frases curtas e objetivas. Antes de distribuir o ofício pela companhia certifique-se que ele está claro, para evitar frases de duplo sentido. Seguindo essas dicas você conseguirá emitir o seu ofício sem problemas.

Top