Olimpíada de Matemática 2012: inscrições

As Olimpíadas de Matemática do modo como são organizadas hoje têm pouco mais de 115 anos de história. Isso porque elas começaram em 1894,…

Por Paulo Lima em 21/03/2012

Há mais 30 anos, a Olimpíada Brasileira de Matemática testa os conhecimentos de jovens e estudantes.

As Olimpíadas de Matemática do modo como são organizadas hoje têm pouco mais de 115 anos de história. Isso porque elas começaram em 1894, na Hungria, quando foram realizadas as primeiras competições do gênero.

No final da década de 50, com a criação de novos campeonatos no leste europeu, surgiu a I Olimpíada Internacional de Matemática (1959), na Romênia. Entretanto, o evento não teve uma proporção muito grande e contou apenas com a participação de países daquela região.

As Olimpíadas Brasileiras de Matemática

Sua missão é estimular o estudo pela matemática e contribuir para melhoria do ensino.

Por aqui, a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) só teve início no ano de 1979. Desde o seu surgimento, ela passou por várias mudanças, mas manteve o seu foco de estimular o estudo da matemática nos estudantes e de aperfeiçoar o trabalho dos professores, visando melhorias no ensino.

Inicialmente, as Olimpíadas eram em uma única fase. Isso só mudou no começou da década de 90, quando o exame também foi dividido em dois níveis: júnior (para alunos que cursavam até a oitava série do ensino fundamental) e sênior (para alunos do ensino médio).

Mais tarde, em 1995, aprova foi reformulada novamente, passando a ser aplicada para três grupos: 5ª e 6ª séries, 7ª e 8ª séries, e ensino médio. Além disso, ela ganhou mais uma nova fase, aumentando o seu grau de dificuldade. Em 2001, é criado o nível Universitário, com duas fases, ampliando a participação na Olimpíada para praticamente todos os grupos.

Inscrições na OBM 2012

As inscrições para a edição deste ano vão do dia 26 de março a 30 de abril.

Caso queira testar os seus conhecimentos em matemática, saiba que as inscrições para a edição 2012 do exame serão abertas no dia 26 de março com duração até 30 de abril. De modo geral, o estudante participa da OBM através de sua escola ou universidade. A instituição tem a missão de nomear um professor para ser o seu representante na Olimpíada e cadastrá-la dentro do prazo de inscrição.

Entretanto, também é possível que estudantes cuja escola ou universidade não tenha se inscrito na avaliação participem do exame. Neste caso, é preciso entrar em contato com os coordenadores regionais (a lista com os dados para contado de todos os coordenadores está disponível no site da OBM).

Cronograma da OBM 2012

Para os níveis 1, 2 e 3, a 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática terá o seguinte calendário:

  • Primeira fase – 16 de junho (sábado)
  • Segunda fase – 22 de setembro (sábado)
  • Terceira fase – 27 de outubro (sábado)

Nível universitário

  • Primeira fase – 22 de setembro
  • Segunda fase – 27 e 28 de outubro (sábado e domingo

Fale com o seu professo, peça a ele para inscrever a sua escola e não deixe de participar!

Top