Olhos castanhos garantem aparência ‘mais confiável’

Você pode até não perceber, mas na hora de julgar se uma pessoa é digna de confiança o seu instinto faz com que alguns…

Você pode até não perceber, mas na hora de julgar se uma pessoa é digna de confiança o seu instinto faz com que alguns pontos pesem em sua decisão. De acordo com uma pesquisa publicada na revista PLOS ONE, quem possui olhos castanhos tende a parecer mais confiável do que as de olhos azuis. Na realidade, o crédito da conduta confiável as pessoa com os olhos castanhos vem mais por causa do formato do rosto que costuma vir junto com as suas características.

Leia mais sobre: Maquiagem para realçar os olhos castanhos

Olhos castanhos podem trazer mais confiança (Foto: Divulgação)

Dinâmica da pesquisa que credita maior confiança a quem tem olhos castanhos

O estudo teve à sua frente cientistas de Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca, que queriam entender que tipos de fatores que poderiam levar alguém a parecer mais confiável para um grupo. Eles selecionaram 40 estudantes homens e 40 mulheres, e tiraram fotografias de todos. Depois, uniram 105 voluntários e pediram para que eles avaliassem as pessoas nas fotos segundo o grau de confiança que transmitiam. A maioria das pessoas participou do levantamento que avaliou quem tinha olhos castanhos como sendo mais confiável do que quem tem olhos azuis, tanto entre os rostos masculinos quanto femininos.

Confira também: Médico californiano inventa laser que muda olhos castanhos para azuis

O formato do rosto de que tem olhos castanhos segue um padrão (Foto: Divulgação)

Relação da cor dos olhos com formato das faces

De acordo com a pesquisa de confiabilidade o formato das faces mostraram que havia uma grande correlação entre a cor dos olhos e o formato do rosto. Os homens de olhos amendoados, por exemplo, costumavam ter bocas e narizes maiores, queixos mais largos e sobrancelhas mais próximas umas às outras.

Leia Também:  Como escolher e manter uma piscina desmontável

Para verificar se a percepção de confiança era mais influenciada pelo formato do rosto ou pela cor dos olhos, os cientistas trocaram a cor de todos os olhos e repetiram a experiência anterior com outros 106 voluntários. No caso dos homens do retrato os traços foram mais determinantes que a cor dos olhos, mas no caso das mulheres o resultado foi bem parecido com o anterior. Por isso, os estudiosos concluíram que não é exatamente a cor castanha dos olhos que influencia a avaliação de confiança, mas sim as características faciais que geralmente se associam a ele.

Top