Receita de lasanha de ricota e manjericão

Para dar sabor aos pratos mais variados são utilizados muitos tipos de temperos. Essas delícias fazem parte da culinária de todo o mundo, podem…

Para dar sabor aos pratos mais variados são utilizados muitos tipos de temperos. Essas delícias fazem parte da culinária de todo o mundo, podem ser ervas, plantas e raízes, que inclusive, servem para realçar o sabor dos alimentos e deixar a refeição ainda mais deliciosa. Alguns, ainda, trazem grandes benefícios a saúde. Esse é o caso do manjericão (também conhecida como alfavaca, erva real e basílico grande), planta rica em ferro, magnésio, potássio, cálcio, vitamina C, E, B3, B6 e zinco.

Leia mais sobre: Crepe de ricota

A lasanha pode ter diversos molhos (Foto: Divulgação)

Por causa da presença do magnésio, o manjericão ajuda na melhora do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a em relaxamento, que facilita o fluxo sanguíneo e diminui o risco de arritmias cardíacas. Esse tempero possui ainda flavonoides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e os efeitos dos radicais livres.

Outro benefício dessa erva é seu efeito anti-inflamatório, além de ser um excelente estimulante digestivo, calmante e prevenir problemas como infecções no intestino. Aprenda a seguir uma receita de lasanha de ricota e manjericão que vai ajudar sua saúde, além de ser muito saborosa e simples de fazer (fica pronta em no máximo 30 minutos).

Saiba mais sobre: Receitas com berinjela, dicas

A ricota pode ser utilizada de várias maneiras (Foto: Divulgação)

Lasanha de ricota e manjericão

Ingredientes

. 1 litro de molho de tomate pronto
. 500 g de peito de frango moído
. 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
. Sal a gosto
. 1/2 colher (chá) de manjericão seco
. 480 g de ricota
. 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. 8 placas de lasanha pré-cozida
. 1 colher (sopa) de salsa picada
. 240 g de queijo mussarela em fatias
. 1/4 de xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

Acessório:
. Recipiente com capacidade para 2 litros

Modo de fazer a lasanha com ricota e manjericão

Em um refratário, misture o frango com 1/2 xícara do molho de tomate. Cozinhe no micro-ondas, em potência alta, durante cinco minutos, sendo que durante parte do tempo o recheio da lasanha deve ser mexido. Una a essa mistura o restante do molho e o vinho e salgue. Tampe e cozinhe no micro-ondas, também em potência alta, por oito minutos ou até borbulhar.

Em uma tigela, misture a ricota, o manjericão, o parmesão e a salsa. No refratário que vai montar a lasanha, coloque uma parte do refogado de frango (aproximadamente 1/3). Cubra com três placas de lasanha. Quebre duas placas ao meio para acabar de cobrir a forma. Distribua metade da mistura de ricota e cubra com metade da mussarela.

Regue com metade do molho de tomate. Faça isso até que os ingredientes cubram o espaço do recipiente que está sendo montada a lasanha. Alterne as camadas e termine com o molho. Coloque a azeitona por cima e cubra com filme plástico. Cozinhe no micro-ondas em potência alta por seis minutos e sirva sua lasanha de ricota com manjericão.

Top