Editorial MDT 18/06/2012 Notícias

O óleo de arroz pode ajudar no equilíbrio dos níveis de colesterol.

O óleo de arroz é extraído diretamente do farelo e do germe do grão de arroz. Ele tem ganhado cada vez mais espaço no que diz respeito à dieta e alimentação saudável. Estudos tentam demonstrar o benefício desse produto na diminuição e equilíbrio dos níveis de colesterol e também, na perda de peso.

Óleo de arroz

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica, algumas pessoas acreditam que o óleo de arroz é ótimo para a perda de peso. Esse óleo é constituído de gorduras e possui as mesmas quantidades de calorias dos outros óleos, sendo assim, o consumo deve ser equilibrado.

O óleo de arroz possui constituição parecida com os óleos de soja, oliva e amido. Porém, quando comparado com óleos de coco e palma ele apresenta vantagem, pois possui taxas de gorduras saturadas inferiores.

A gordura saturada é conhecida por elevar os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL) e ajudar no surgimento de doenças cardiovasculares. Portanto, quanto maior a quantidade dela, menor é a qualidade do óleo.

Conheça os óleos que ajudam no emagrecimento

Deve ser utilizado para o preparo de alimentos, mas de forma moderada.

Óleo de arroz e seus benefícios para o colesterol

O óleo de arroz é uma excelente fonte de gorduras protetoras (monoinsaturadas e poli-insaturadas). Essas gorduras ajudam na diminuição do colesterol total e ainda aumentam o colesterol bom (HDL).

Segundo nutricionistas, esses benefícios dependem das quantidades de óleo consumido. Se houver exageros, esse óleo pode intensificar o ganho de peso e se tornar prejudicial.

O sabor do óleo de arroz

Quando refinado de forma correta, o óleo de arroz torna-se insípido e sem cheiro, portanto não modifica o sabor da comida. O problema é que dependendo da forma como for manipulado, pode apresentar gosto desagradável. Portanto, o mais indicado é dar preferência para marcas conhecidas.

Consumo diário do óleo de arroz

O óleo deve ser usado durante o preparo dos alimentos ou adicionado a saladas ou outros pratos prontos. Ele é muito resistente ao calor e pode ser usado da mesma forma como o de soja. Lembre-se de que não se deve exagerar na quantidade diária desse produto.

Veja as diferenças entre os óleos de canola, girassol e milho 

 

O óleo de arroz pode ser usado também em saladas.

O óleo de arroz é um alimento que pode ser muito benéfico para a saúde, em relação a manter os níveis de colesterol equilibrados. O mais indicado é utiliza-lo durante as principais refeições, evitando o excesso de frituras. Para melhores resultados, ele deve ser combinado com uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Outros artigos

Os lugares mais românticos do mundo

18/04/2012

Os lugares mais românticos do mundo

[caption id="attachment_430017" align="aligncenter" width="474" caption="Veneza - Os lugares mais românticos do mundo"][/caption] A natureza oferece vários cenári...

Remax Imobiliaria – Imóveis a Venda

28/09/2010

Remax Imobiliaria – Imóveis a Venda

Que tal adquirir imóveis? Se você quer fazer as suas buscas então poderão contar com serviços bem eficientes como os que são disponibilizados por intermédio da R...

Creme Dental Sensodyne

23/02/2011

Creme Dental Sensodyne

O Creme Dental Sensodyne é um dos mais tecnológicos do mercado. Os primeiros exemplares foram lançados há alguns anos. O foco da marca é o combate da sensibilida...