Óleo de arroz: benefícios

O óleo de arroz é extraído diretamente do farelo e do germe do grão de arroz. Ele tem ganhado cada vez mais espaço no…

O óleo de arroz pode ajudar no equilíbrio dos níveis de colesterol.

O óleo de arroz é extraído diretamente do farelo e do germe do grão de arroz. Ele tem ganhado cada vez mais espaço no que diz respeito à dieta e alimentação saudável. Estudos tentam demonstrar o benefício desse produto na diminuição e equilíbrio dos níveis de colesterol e também, na perda de peso.

Óleo de arroz

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica, algumas pessoas acreditam que o óleo de arroz é ótimo para a perda de peso. Esse óleo é constituído de gorduras e possui as mesmas quantidades de calorias dos outros óleos, sendo assim, o consumo deve ser equilibrado.

O óleo de arroz possui constituição parecida com os óleos de soja, oliva e amido. Porém, quando comparado com óleos de coco e palma ele apresenta vantagem, pois possui taxas de gorduras saturadas inferiores.

A gordura saturada é conhecida por elevar os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL) e ajudar no surgimento de doenças cardiovasculares. Portanto, quanto maior a quantidade dela, menor é a qualidade do óleo.

Conheça os óleos que ajudam no emagrecimento

Deve ser utilizado para o preparo de alimentos, mas de forma moderada.

Óleo de arroz e seus benefícios para o colesterol

O óleo de arroz é uma excelente fonte de gorduras protetoras (monoinsaturadas e poli-insaturadas). Essas gorduras ajudam na diminuição do colesterol total e ainda aumentam o colesterol bom (HDL).

Segundo nutricionistas, esses benefícios dependem das quantidades de óleo consumido. Se houver exageros, esse óleo pode intensificar o ganho de peso e se tornar prejudicial.

O sabor do óleo de arroz

Quando refinado de forma correta, o óleo de arroz torna-se insípido e sem cheiro, portanto não modifica o sabor da comida. O problema é que dependendo da forma como for manipulado, pode apresentar gosto desagradável. Portanto, o mais indicado é dar preferência para marcas conhecidas.

Leia Também:  Conheça as 10 cidades com piores trânsitos do mundo

Consumo diário do óleo de arroz

O óleo deve ser usado durante o preparo dos alimentos ou adicionado a saladas ou outros pratos prontos. Ele é muito resistente ao calor e pode ser usado da mesma forma como o de soja. Lembre-se de que não se deve exagerar na quantidade diária desse produto.

Veja as diferenças entre os óleos de canola, girassol e milho 

 

O óleo de arroz pode ser usado também em saladas.

O óleo de arroz é um alimento que pode ser muito benéfico para a saúde, em relação a manter os níveis de colesterol equilibrados. O mais indicado é utiliza-lo durante as principais refeições, evitando o excesso de frituras. Para melhores resultados, ele deve ser combinado com uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Top