Modelo de Requerimento – Como Fazer um Requerimento Simples

Em algumas situações, é necessário recorrer ao formalismo de um documento para se ter uma solicitação atendida. Por isso, é importante conhecer as técnicas de redação utilizadas em requerimentos ou até ter um Modelo de Requerimento, já que tal instrumento lhe pode ser muito útil no futuro.

Modelo de Requerimento - Como Fazer um Requerimento Simples

Modelo de Requerimento – Como Fazer um Requerimento Simples

Modelo de Requerimento – Como Fazer um Requerimento Simples

Caso não saiba, o requerimento é um documento através do qual são feitas solicitações a autoridades do serviço público. Trata-se de uma ferramenta que permite o exercício da cidadania, pois qualquer pessoa, organização ou empresa, desde que devidamente identificada, pode enviar seus pedidos e defender seus interesses.

O abaixo-assinado, por exemplo, é um requerimento de caráter coletivo. A diferença está no espaçamento, que, por causa das muitas assinaturas, é menor, não seguindo, portanto, o formato do modelo padrão. Vale lembrar que você jamais deve assinar um abaixo-assinado sem que o texto esteja devidamente preenchido. Muitas pessoas assinam papéis em branco, assumindo o risco de cair em golpes e armadilhas.

Saiba como organizar um abaixo-assinado

Hoje, com a internet, as repartições públicas fornecem modelos de requerimentos e formulários prontos para serem preenchidos, o que é muito mais prático. Entretanto, vale destacar que este documento não precisa ser datilografado, ou seja, você também pode redigi-lo a mão, desde que atenda às suas normas de confecção.

Como Fazer um Requerimento Simples

Um requerimento deve ter o vocativo, com o nome, o cargo e a instituição onde a pessoa solicitada atua e, após um espaçamento de dez linhas, o texto com os dados (nome, RG, endereço, entre outros) e o pedido do requerente. Ao final, ele também deve trazer a cidade e a data em que a carta foi escrita e assinatura das pessoas envolvidas na solicitação.

Abaixo, separamos um modelo de requerimento para você poder tirar as suas dúvidas. Confira!

Veja também: Como fazer um memorando, dicas de textos

Requerimento Simples

  • Exmo. Sr. (nome e cargo da pessoa)

(Espaçamento de dez linhas)

  • Texto com os dados do requerente e a solicitação.
    Ex: Empresa (nome), localizada na rua (endereço), inscrita no C.G.C. (número) e inscrição estadual (número), vem requerer a Vossa Excelência… (pedido).

(Espaçamento de três linhas)

  • Cidade, data.

(Espaçamento de três linhas)

  • Assinatura.

Na internet você pode encontrar outros modelos de requerimento.

Requerimento escolar (Foto: Divulgação)

Requerimento escolar passo a passo

1 passo – Escolha uma fonte entre as seguintes: Times, Georgia ou Arial;

2º passo – Use o tamanho 12 para a fonte;

3º passo – Faça o texto justificado sempre colocando espaço entre as linhas de 1,5;

4º passo – Coloque no cabeçalho o nome da instituição ou a logomarca da empresa. Logo abaixo coloque centralizado o título do documento “Requerimento” de preferência que seja em negrito e em caixa alta;

5º passo – Coloque o nome da pessoa que o documento está sendo destinado ao lado esquerdo da página, acrescente o cargo e mais abaixo o local. como por exemplo: Ciclano de tal, Diretor de Ensino, Escola…;

6º passo – Para iniciar o texto comece da seguinte forma: Eu (seu nome), número do documento, matrícula, solicito… faça um parágrafo de no máximo 5 linhas para ser breve e sucinto;

7º passo – Finalize colocando no lado direito da página o nome da cidade e a data do requerimento, bem como a cidade, para finalizar assine com o próprio punho.

Esperamos que você consiga fazer o requerimento a partir das dicas acima e do passo a passo. Boa Sorte!

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

9 Comments - Add Comment

Reply