Óculos de sol: como escolher, cuidados

Os óculos escuros já foram bem mais do que uma questão de necessidade. Antigamente, se usava para ficar bonito e adquirir status. Hoje em…

Por Editorial MDT em 11/12/2012

Os óculos escuros já foram bem mais do que uma questão de necessidade. Antigamente, se usava para ficar bonito e adquirir status. Hoje em dia, com o sol cada vez mais forte e raios UVA/UVB penetrando cada vez mais fundo na camada atmosférica, sair de casa à tarde sem um desses é atentar contra a própria saúde. Isso porque a radiação ultravioleta, emitida através dos raios de sol, se acumulam com o decorrer dos anos, o que causa vários distúrbios nos olhos, principalmente para as pessoas que possuem olhos mais claros. É comum entre aqueles que não têm o hábito de usar óculos escuros reclamarem de irritação, dor, diminuição da percepção de alguns detalhes e até de problemas mais sérios como catarata e também a possível formação de câncer.

O óculos de sol deixou de ser um acessório apenas para proteger os olhos e passou a ser um acessório de moda indispensável! (Foto: Divulgação)

Como escolher os óculos escuros

Encontramos vários modelos de óculos de sol no mercado para serem comprados, contudo, a beleza deve andar aliada com a praticidade. A primeira dica é que você não os compre em camelô na rua, isso porque certamente não possuem proteção UVA/UVB, que é necessária. Se você comprar e utilizar óculos sem a devida proteção, poderá sair muito mais caro para a sua saúde do que se você saísse sem usar óculos algum. Para saber mais sobre a proteção em questão, basta analisar a etiqueta que vem colada na lente dos óculos ou anexada a haste do mesmo. O ideal é que você compre aqueles que tiverem proteção acima de 90%, sendo assim, se tornará ideal para o uso no dia a dia.

Em primeiro lugar, o óculos precisa proteger sua visão contra os raios nocivos do sol. (Foto: Divulgação)

Entre os melhores formatos, aqueles que possuem lentes retas são os mais indicados. Isso porque os mesmos possuem menor probabilidade de distorção. As lentes não podem provocar distorção quando você olhar para algum objeto ou coisa. Para fazer o teste é muito simples: peça para que um familiar segure os óculos a 20 cm dos olhos e focalize um objeto que esteja a cinco metros de distância e observe se há distorção.

Como testar os óculos

As melhores óticas possuem disponível para o cliente um aparelho que consegue medir o grau de bloqueio dos raios UV emitidos pelo sol. O certo é que solicite ao vendedor que realize o teste na sua frente e assim, consiga ter noção exata da proteção pela qual está pagando.

Leia também:

Óculos de sol feminino Chilli Beans 2013

Modelos de óculos de sol infantil, preços

Top