O que é SEO e como usar para ranquear bem em 2021?

Wagner Santos 11/09/2021 Notícias

O que é SEO? A internet é um dos ambientes de maior amplitude para ganho de visualizações e interação, onde as empresas têm a oportunidade não somente de iniciar seu negócio, mas ainda de fazer com que seu empreendimento tenha um crescimento considerável, tendo a chance de fazer o seu negócio conhecido em pouco tempo e criar autoridade na sua área.

Uma das principais ferramentas utilizadas na internet para que o seu negócio seja ainda mais impulsionado e você consiga crescer com facilidade é o SEO, que em si pode ser classificado como uma técnica, virando uma série de sub-ferramentas, que quando bem aplicadas, permitem à você criar autoridade no seu segmento e faturar bastante com o seu negócio além de sua escala regional.

Mas, você sabe o que significa a sigla SEO e ainda como essas ferramentas adotadas por esse método podem proporcionar benefícios extremamente satisfatórios em prol do crescimento inteligente do seu negócio? Se ainda não, está no post certo. Então, vamos lá!

Search Engine Optimization

O Search Engine Optimization é a sigla referente ao que corresponde SEO, sendo classificado como um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo melhor localizar o endereço virtual do seu empreendimento entre os demais endereços virtuais das empresas de mesmo ramo na internet, dando autoridade ao seu negócio e permitindo que ele seja melhor visualizado pelos usuários, e assim melhor valorizado também, em consequência.

Segundo Lucas Ferraz, especialista em SEO, existem fatores que influenciam de forma direta na qualidade do serviço e da identidade de uma empresa no meio virtual, sendo elas evidenciadas pelas técnicas de SEO, onde a empresa não deve apenas estar focada no fato de se mostrar presente na internet apenas por ali estar, mas sim mostrando conteúdo de qualidade, autoridade do domínio, alta performance da página, arquitetura do site, sinais sociais, menções à marca, entre outros, sendo todos elementos de SEO.

Como funciona essa otimização

Em português, a sigla SEO significa especificamente a otimização em si, para mecanismos de buscas, tratando-se de um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo proporcionar uma ou ainda mais páginas de destino da sua empresa entre os principais motores de pesquisa dos mecanismos utilizados, sendo um dos mais usuais da internet o Google, por exemplo.

A otimização nada mais é do que procurar desenvolver técnicas que permitam melhor posicionar o seu site e sua marca na internet, deixando ele mais à mostra ao cliente como forma de instigar o indivíduo a interagir com ele, onde o mesmo sentirá em algum momento vontade de verificar o que o seu material traz, acessando seu site ao passo que ele é muito apresentado para ele no ambiente virtual, o que irá corroborar para que, uma vez o indivíduo dentro do seu site, ele sinta vontade de adquirir algum produto ou serviço que você ofereça, isso, caso você tenha material de qualidade em seu site e ainda trabalhe com um design responsivo e visualmente atraente, o que faz dele um potencial ou futuro cliente.

Um bom exemplo de forma para conseguir trazer mais engajamento para o seu site é trabalhar com material que tenha humor, como um blog de humor, com piadas, memes, tirinhas e prints interativos com seus consumidores de conteúdo, serviços e produtos, gerando engajamento para sua marca, compartilhamento sem precisar pagar, devido o teor engraçado do conteúdo, e assim aumentando sua visibilidade.

Os mecanismos de busca e seus funcionamentos de SEO

Para algumas pessoas, a internet nada mais é do que diversos sites acoplados se conectando de forma emaranhada, mas na verdade ela vai além disso, onde todos esses sites estão devidamente conectados, em relação ao conteúdo que apresentam e ainda ao que os consumidores desses tipos de conteúdo priorizam, deixando sempre à mostra de forma mais facilitada aquilo que muito possivelmente o indivíduo deseja ver e interagir, indicando material de qualidade.

Agora que o ponto-chave principal entra em ação, o que seria de fato algo que mostre que eu tenho qualidade no meu conteúdo a ponto de ter minha marca entre os principais indicados nos mecanismos de busca? Bem, para que isso aconteça é preciso não só afirmar, e sim provar, tendo serviços bons, conteúdo bem apresentado, ser bastante indicado por outros sites e ainda trabalhar técnicas de SEO que lhe deixem no topo.

O algoritmo do Google

O que todo mundo sabe é que um dos principais mecanismos de busca da internet atualmente é o Google, sendo esse um fato indiscutível. O Google trabalha com um tipo específico de algoritmo, fazendo com que alguns conteúdos e marcas sejam privilegiados em relação à outros quando apresentam alguns aspectos evidenciados pelo algoritmo desse mecanismo de busca.

O algoritmo do Google serve como uma forma de filtro para conseguir classificar o índice de qualidade das páginas existentes na internet. Não é apenas o fato de estar indicando sites que faz o Google ser um dos principais mecanismos de busca, mas ainda o fato de que essas indicações são devidamente selecionadas e permitem ao usuário a melhor experiência possível, e por isso, para que você seja uma página indicada, o ideal é que você se encaixe no perfil exigido.

Fatores de posicionamento do SEO

Os principais fatores que são levados em consideração, e para os quais as técnicas de SEO são aplicadas, e observadas pelo algoritmo do Google, se resumem em alta qualidade, apenas, e ao observar esses aspectos exigidos você percebe visivelmente o quanto eles são essenciais, apenas em entender o quanto você interagir com determinado conteúdo se ele aplicasse todos esses aspectos em contrapartida a sua interação com alguma empresa que não os usa.

O algoritmo do Google em si utiliza mais de 200 aspectos observados, mas não os revela, sendo os conhecidos atualmente os descobertos ao longo de tempos de pesquisa, e já comprovados em eficácia, somando as técnicas de SEO consideradas principais atualmente, onde se pode encontrar o principal deles, qualidade do conteúdo, apresentando não só algo, mas algo bom de ver, prazeroso de ler ou compreender, e ainda um bom serviço, produto ou processo, bem classificado pelos consumidores, por exemplo.

Outros são a responsividade, onde o site não apenas roda em telas de computadores ou notebooks, mas ainda em tablets e smartphones, onde o acesso à internet é ainda mais intenso que nesses primeiros aparelhos citados, permitindo que o indivíduo possa ver material da sua empresa, do seu site, do seu blog, de qualquer ferramenta utilizada, bastando ter acesso a internet em si.

Ações que você realiza na sua página periódicas para melhoria do seu conteúdo, produtos e serviços, estão sendo sempre observadas pelo algoritmo do Google, a quantidade de vezes que outros sites te indicam também, tornando o seu domínio como algo de autoridade na web, pois se ele é bem falado, bem avaliado, ele de fato é algo de qualidade.

Para atrair ainda mais tráfego você deve usar também palavras-chave, que são elementos espalhados pelo seu texto com determinada frequência, mostrando ao Google do que aquele conteúdo se refere em especial. Por exemplo, esse material será indicado para você se por acaso você pesquisar por SEO, técnicas de SEO, ou algo similar. Compreendeu a importância de uso dessas técnicas?

Um verdadeiro funil de oportunidades

O cliente, potencial cliente, ou ainda consumidor do seu conteúdo, ao acessá-lo, mediante a aplicação de técnicas de SEO, não é apenas instigado a verificá-lo, mas ainda a interagir com ele, em um verdadeiro funil de oportunidades para você, onde ele é atraído pelo seu negócio pelas frequentes chamas, consome seu conteúdo quando percebe um bom layout e qualidade na apresentação, compra seu produto ou serviço e se fideliza, só contribuindo para a melhoria da sua autoridade no seu segmento na internet.

Outros artigos