Por que sua empresa deve investir em SEO

Wagner Santos 07/10/2021 Notícias

Investir em SEO | Até não muito tempo atrás, ter um site na Internet era algo opcional para as empresas. O protocolo normal de divulgação de um negócio incluía escolher um bom ponto comercial, investir na boa aparência desse espaço físico e adotar soluções “analógicas” de publicidade, como cartões de visita e folhetos, por exemplo.

A divulgação em grande escala reservava-se a quem podia arcar com os custos de ter um anúncio nos meios tradicionais de comunicação ou para quem conseguia, por meio de uma assessoria de imprensa, chegar até os jornais, revistas e outros veículos de uma forma mais orgânica.

Mas em 2021, em meio a uma pandemia que acabou por acelerar a digitalização de marcas e empresas, ficou claro o potencial da internet para alavancar os negócios.

Presença digital importa

“Se seu negócio não está na internet, então seu negócio estará fora de operação​”. Foi Bill Gates, cofundador da Microsoft, quem disse essa frase aparentemente exagerada, mas bastante sensata se analisarmos o consumidor moderno e as tendências para as próximas gerações.

O isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus deixou ainda mais claro o que muita gente já sabia: comprar pela internet é um processo seguro e econômico, na maioria das vezes.

De acordo com dados da consultoria Ebit|Nielsen, no ano de 2020 as vendas do e-commerce cresceram 41%, atingindo um faturamento de R $87,4 bilhões.

Diante de números tão expressivos, fica claro o quanto é importante não somente ter um site, mas que ele seja capaz de atender bem a um público cada vez mais educado e acostumado às novidades tecnológicas, seja qual for o nicho em que se atua.

SEO: sites em sua melhor versão

Search Engine Optimization – em português Otimização para Mecanismos de Busca – é um termo utilizado para se referir a um conjunto de técnicas capazes de adequar um site a critérios (determinados pelos próprios buscadores, como o Google) e para construir sua autoridade online.

O SEO refere-se tanto a oferecer uma experiência agradável às pessoas que visitam um site quanto o que o Google espera ver para decidir quem vai aparecer primeiro na lista de resultados de pesquisa (chamada de SERP – Search Engine Results Page).

Ou seja: quanto mais otimizado estiver um site, mais preparado para oferecer uma navegação fluida e um conteúdo de qualidade, melhor avaliado pelo Google ele será. Detalhes técnicos, como a presença de palavras-chave ao longo dos conteúdos e em locais de destaque, a arquitetura das páginas do site, o cuidado na elaboração dos títulos e URLs são mais alguns fatores que fazem a diferença.

Relacionamentos: seu site na rede

Além das otimizações feitas dentro do próprio site, também faz parte da otimização SEO a construção de um relacionamento entre sites, com o objetivo de se firmar como autoridade no assunto que aborda. Funciona como a indicação boca a boca da vida real: quanto mais outros sites citarem um domínio, por meio de links, maior será a sua autoridade – assim como as chances de chegar no topo dos resultados de busca.

Uma das principais técnicas do SEO off-page é o Link Building. Sites parceiros são escolhidos por meio de uma análise minuciosa métricas para o compartilhamento de conteúdos informativos de qualidade e otimizados. Todo mundo sai ganhando.

Três motivos para investir em SEO

Sites otimizados geram mais confiança

Corroborando com o raciocínio de Gates: não basta que seu site esteja no ar de qualquer jeito. Sites bem construídos, com clareza nas informações e bom gosto na escolha dos elementos, são capazes de transmitir ao público uma sensação maior de confiança.

Mas não é só isso: ao alcançar boas posições na SERP, ele prova que possui consistência em suas informações e atrai mais visitantes. De acordo com pesquisa da Backlinko, os resultados que aparecem em primeiro lugar  na página de resultados do Google recebem aproximadamente 32% de todos os cliques.

Seus concorrentes estão fazendo

Dentro do universo do SEO, os concorrentes são os sites que estão lutando por um bom posicionamento para buscas realizadas para as mesmas palavras-chave que são relevantes para o seu negócio. Nesse contexto, é possível estar na “briga” com muito mais gente do que se imagina.

Não é um bicho de sete cabeças

Cuidar da operação de um negócio, se manter atualizado sobre as tendências de otimização de SEO e colocá-las em prática no seu site pode ser um desafio e tanto. O mercado do marketing digital já se expandiu muito e há empresas especializadas em SEO para tocar uma estratégia especializada em ranqueamento. O principal ponto de partida é conhecer bem a própria empresa, produtos e o público, para então buscar ajuda especializada.

É essencial, porém, se certificar de que o responsável pelo SEO tenha expertise no assunto e esteja atento às frequentes atualizações de algoritmo do Google. Executado de forma equivocada, o trabalho pode, além de não render o resultado desejado, provocar efeitos adversos, como punições por parte do mecanismo de busca.

Outros artigos

Lugares Turísticos em Santiago do Chile

16/02/2011

Lugares Turísticos em Santiago do Chile

Lugares Turísticos em Santiago Chile As viagens de turismo estão cada vez mais presentes na vida das pessoas que gostam de se divertir e curtir bons momentos, atr...

Cursos gratuitos Faetec RJ 2012

14/06/2012

Cursos gratuitos Faetec RJ 2012

[caption id="attachment_466237" align="aligncenter" width="396" caption="A Faetec está promovendo cursos gratuitos (Foto: Divulgação)"][/caption] Para encontrar u...

Como sair da malha fina do imposto de renda

02/05/2014

Como sair da malha fina do imposto de renda

Quando tomam ciência de que as suas declarações do imposto de renda caíram na malha fina, muitos contribuintes costumam entrar em pânico, ficando com medo de estarem...