Dicas para se tornar mais eficiente no trabalho

A cada dia as empresas buscam profissionais mais completos, com características imponentes, autônomas, que não precisem de supervisão 100% do tempo. Além disso, a…

Por Élida Santos em 07/02/2012

Organize o seu tempo para ser mais eficiente (Foto: Divulgação)

A cada dia as empresas buscam profissionais mais completos, com características imponentes, autônomas, que não precisem de supervisão 100% do tempo. Além disso, a eficiência passou de ser um diferencial, para se tornar uma obrigação, ou seja, a pessoa precisa fazer tudo no menor espaço de tempo, e com a maior qualidade possível. Para alguns agir dessa forma exige treino, já para outros é questão de perfil. Na realidade é um pouco das duas coisas.

Logicamente uma pessoa que está no cargo há um ano tem mais agilidade no processo do que alguém que acabou de ser contratado, porém, cada funcionário possui meios de fazer a mesma coisa dentro das regras estabelecidas na organização. Por exemplo, uma secretária pode atender o telefone, depois anotar o recado e outra pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Pode parecer que a última é mais eficiente, porém, se o recado for anotado apressadamente e faltar informações, a que optou por fazer as coisas com calma será a “melhor”.

Torne o seu trabalho eficaz com dicas simples (Foto: Divulgação)

O segredo é aprender o trabalho a ser desempenhado da melhor forma, por isso, se tiver alguma dúvida pergunte, mesmo se a pessoa não for muito receptiva. Anote todos os dados em um caderno, para não ter que ficar questionando a todo o momento os seus colegas. E depois que dominar a função, a faça do modo que for mais prático para você, crie um procedimento, e siga essa rotina, assim ficará mais simples guardar as informações e o erro ficará mais improvável.

A concentração e a eficiência andam de mãos dadas. Quando você está distraído faz coisas sem perceber, e muitas vezes um minuto de distração causa um prejuízo enorme a companhia. Então, concentre-se ao máximo na sua tarefa, não converse se estiver ocupado, evite bater papo ao telefone enquanto executa funções importantes. Um trabalho mal feito deve ser realizado duas vezes, isso se o erro não for irreparável.

Outro ponto essencial para executar tarefas de modo eficaz é a organização. Se você deixa os papéis jogados, não sabe nunca onde está sua agenda e se perde na bagunça da sua gaveta ou mesa no escritório, chegou a hora de parar tudo o que está fazendo e arrumar tudo. Mais dia, ou menos dia, você vai acabar perdendo um documento, ou deixando de fazer algo porque não anotou a tarefa. Um bom profissional sempre está em dia com a organização, o que faz com que seu tempo nunca seja perdido. Seguindo essas dicas o seu trabalho será cada vez mais eficiente.

Top