O Que é Apnéia Obstrutiva do Sono?

Tudo que se refere a nossa saúde é um grande motivo de preocupação para nós e nossa boa noite de sono de certa forma…

Por Redacao em 27/01/2009

Tudo que se refere a nossa saúde é um grande motivo de preocupação para nós e nossa boa noite de sono de certa forma mexe com nossa saúde.

Um problema pouco divulgado mais que existe e acontece com muitas pessoas é a apnéia obstrutiva, que é uma interrupção da respiração durante o sono por pelo menos 10 segundos.

Este problema é muito comum ser relatado por pessoas que dormem ao lado da pessoa. A pessoa que vê a outra em apnéia descreve que a pessoa repentinamente para de respirar e acorda assustada.

A apnéia obstrutiva do sono (aso), é de fato uma  doença que causa a interrupção respiratória durante o sono, ou eja, é uma doença perigosa que acarreta estresse, hipertensão arterial, sonolência, depressão, desgaste, físico e mental e outros.

Esse problema atinge cerca de 3% da população mundial e segundo estudos é uma das doenças que mais matam, devido aos fatores de acidente de trânsito (pessoa dorme ao volante), problemas cardíacos ou acidente vascular cerebral (avc).

A apnéia ocorre da seguinte maneira:

Os músculos do palato mole e da língua dominam a liberação do ar, mas, quando estão relaxados a passagem do ar fica mais estreita, bloqueando parte do fluxo. E então, quando se inspira a parte mais macia e flexível da garganta vibra, produzindo o ronco.

Se a garganta já é estreita ou os músculos ficam completamente relaxados, o ar não passa e a respiração não acontece e assim ocorre a apnéia do sono.

Quem perceber tal problema durante o sono, deve buscar ajuda médica para diagnosticar e submeter-se aos tratamentos prescritos e assim não sofrer consequências mais graves.

Top