Clínica para redução de estômago, endereços, telefones

A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução de estômago, é uma solução para os casos extremos de obesidade. O procedimento pode ser realizado a…

A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução de estômago, é uma solução para os casos extremos de obesidade. O procedimento pode ser realizado a partir de diferentes técnicas e procura reduzir o volume do estômago. Em alguns casos, o cirurgião também opta por reduzir o comprimento do intestino.

A cirurgia bariátrica reduz o tamanho do estômago. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Redução de estômago, quanto custa a cirurgia

Nem todas as pessoas obesas estão aptas a fazer a cirurgia bariátrica, afinal, o procedimento é complexo e requer internação hospitalar prolongada. Após a redução de estômago, o paciente também precisa enfrentar o desafio de mudar os seus hábitos de vida, como praticar atividade física regularmente e manter uma dieta alimentar saudável.

O médico só pode recomendar a cirurgia bariátrica quando o IMC (Índice de Massa Corporal) é igual ou superior a 40. Se o estado mórbido for associado à diabetes ou hipertensão a redução de estômago também é uma saída para o paciente melhorar suas condições de vida.

Para que a cirurgia bariátrica seja considerada a melhor opção, o paciente deve sofrer de obesidade grave a mais de 5 anos e também não ter obtido sucesso com o tratamento clínico.

No Brasil, o número de pessoas que sofre de obesidade tem aumentado e, consequentemente, transformando a cirurgia bariátrica em um procedimento conhecido. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), só em 2012, foram registradas mais de 70 mil operações de redução de estômago no país.

Como escolher o médico ou clínica?

O cirurgião precisa ser especializado em cirurgia bariátrica. (Foto:Divulgação)

Se o paciente não tem condições financeiras para arcar com os gastos de uma cirurgia bariátrica, ele deve entrar na fila do SUS e aguardar uma oportunidade para ser operado em um hospital público. Quem já juntou dinheiro para se operar, pode buscar uma clínica para redução de estômago particular de confiança.

Leia Também:  Mantenha as crianças seguras em praias e piscinas

Antes de realizar a cirurgia bariátrica, é importante conhecer a credibilidade da clínica e avaliar a estrutura. O paciente também deve verificar a especialidade do cirurgião e ver se ele está apto para realizar o procedimento. A escolha do médio e da clínica não pode ser feita por acaso, por isso, é importante conversar com outros pacientes.

Onde fazer cirurgia bariátrica?

Os profissionais que lidam com obesidade mórbida devem ser associados ao SBCBM. (Foto:Divulgação)

Uma forma de avaliar se o hospital ou médico tem condições de realizar a redução de estômago é fazendo uma consulta no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Através da pesquisa é possível encontrar os endereços e telefones para contato, de acordo com a cidade, estado e especialidade médica envolvida na cirurgia.

Acesse o portal SBCBM e faça a consulta.

Veja também: Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Top