Alimentos formadores de colágeno

Com o passar dos anos, os sinais de envelhecimento começam a surgir. As marcas no rosto e na pele das demais regiões do corpo…

Com o passar dos anos, os sinais de envelhecimento começam a surgir. As marcas no rosto e na pele das demais regiões do corpo aparecem. Isso ocorre devido a falta de algumas substâncias no organismo. O colágeno é um dos principais componentes da beleza da pele que sofre modificações e perdas com o avanço da idade. A boa notícia é que existem alguns alimentos que são formadores de colágeno e o consumo deles ajuda a ter uma pele mais bonita.

O colágeno é essencial para a beleza da pele. (Foto: divulgação)

Colágeno aliado da beleza feminina

O colágeno pertence ao grupo de proteínas mais abundantes do nosso corpo, representando aproximadamente 30% da proteína total do organismo. Trata-se de uma molécula de aminoácidos polares, que tem como função dar sustentação às células, impedindo a deformação dos tecidos. Essa proteína pode ser encontrada na composição da pele, dentes, vasos sanguíneos, músculos, unhas, cabelos e outros.

O problema é que a partir dos 25 anos de idade a produção de colágeno começa a ser menor. Com o passar dos anos a produção é cada vez menor e o organismo produz apenas 35 % do colágeno necessário. Para as mulheres, a queda é maior, pois ocorre diminuição do hormônio estrogênio.

Uma alimentação rica em proteínas magras favorece a produção de colágeno.Para que esse elemento seja produzido é necessário o consumo de alimentos ricos em vitamina E e C, cobre, selênio, zinco e silício.

Existem vários alimentos que ajudam na formação de colágeno. (Foto: divulgação)

Veja também colágeno em pó, conheça os benefícios

Dicas de alimentos formadores de colágeno

1. Proteínas magras: atum, ovo, salmão, peito de peru, iogurte desnatado e queijo cottage;

2. Vitamina C: caju, kiwi, laranja, cenoura, pepino e acerola;

Leia Também:  15 Alimentos Ricos em Colágeno

3. Vitamina A e E: cenoura;

4. Silício: aveia, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana, cebola, aspargos, mel, morango, nabo, pepino, pinhão, cevada, alho, alcachofras, alho e tâmara;

5. Selênio: nozes, arroz preto, frango, carne bovina e salmão;

6. Zinco: castanha do Pará, ovos, frutos do mar, avelã e amêndoa;

7. Cobre: caju, lentilha, fígado de boi, avelã, cogumelo e aveia;
8. Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas: abacaxi.

Aposte no consumo de alimentos formadores de colágeno e tenha a pele bonita por mais tempo. (Foto: divulgação)

Veja também o que é colágeno  

O colágeno é uma proteína indispensável para a beleza da pele. Com o avanço da idade essa substância começa a ser produzida em menor quantidade pelo organismo, tornando necessário o consumo de alimentos que auxiliam na formação de colágeno. Adicione esses alimentos na sua dieta e fique mais bonita com o passar dos anos.

Top