Insuficiência cardíaca: sintomas

A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é uma doença onde o coração não consegue mais bombear a quantidade de sangue suficiente…

Por Editorial MDT em 19/09/2013

A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é uma doença onde o coração não consegue mais bombear a quantidade de sangue suficiente para o resto do corpo. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os sintomas da insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca pode ser provocada por vários fatores. (Foto: divulgação)

Causas da insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica de longo prazo, mas que também pode ser desenvolver repentinamente. Ela pode afetar apenas um dos lados do coração, direito ou esquerdo. São os chamados ICCs à direita e esquerda. Cada vez mais os dois lados do coração estão sendo afetados.

A insuficiência cardíaca pode estar presente quando surgem alterações do músculo cardíaco, onde o coração não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração de maneira adequada, sendo chamado de insuficiência cardíaca sistólica. Outro caso é  quando os músculos do coração se tornam mais rígidos e não se enchem de sangue com facilidade, sendo considerada insuficiência cardíaca diastólica.

A causa mais comum da insuficiência cardíaca está relacionada com doença arterial coronariana, onde ocorre um estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio para o coração. Esse problema pode surgir também quando acontece uma infecção que enfraquece o musculo cardíaco. Essa complicação é chamada de cardiomiopatia.

Outras causas ainda podem estar relacionadas com cardiopatia congênita, ataque cardíaco, doenças de válvulas cardíacas, anormalidades nos batimentos cardíacos e outras doenças como enfisema, anemia severa, hipo e hipertireoidismo podem contribuir para o surgimento da mesma.

A insuficiência cardíaca pode provocar palpitações. (Foto: divulgação).

Sintomas da insuficiência cardíaca

Dentre os principais sintomas da insuficiência cardíaca estão:

  • Tosse
  • Falta de ar durante a prática de exercícios físicos ou depois de ficar deitado por muito tempo
  • Inchaço abdominal
  • Inchaço dos pés e tornozelos
  • Ganho de peso
  • Sensação de sentir batimento cardíaco (palpitações)
  • Fadiga, fraqueza e desmaios
  • Pulso irregular
  • Perda de apetite e indigestão
  • Dificuldade para dormir
  • Diminuição do volume de urina
  • Náuseas e vômitos

Tratamento da insuficiência cardíaca

Os indivíduos que sofrem de insuficiência cardíaca devem passar por acompanhamento médico de perto. As consultas de acompanhamento devem ser feitas pelo menos a cada 3 a 6 meses e exames para avaliar a função cardíaca. É preciso fazer uma monitorização de si mesmo para ajudar no controle da doença. Por isso, é essencial acompanhar o peso diariamente. O ganho de peso pode ser um sinal indicativo de que seu corpo está retendo líquidos e que a insuficiência cardíaca está piorando.

A insuficiência cardíaca pode levar parada cardíaca. (Foto: divulgação)

A insuficiência cardíaca é causada pela dificuldade de bombeamento de sangue do coração. Muitos são os sintomas causados por esse problema, dentre eles está a famosa dormência nas pernas. É preciso consultar o médico para avaliar o caso e indicar o tratamento correto para a insuficiência cardíaca.

Top