terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 04/10/2022 08:01:47
MundodasTribos

O telescópio permite a observação de planetas, estrelas e demais elementos que não são vistos a olho nu quando olhamos para o céu da Terra. Esses equipamentos evoluíram muito e permitem cada vez mais uma observação mais ampla, completa e diferenciada dos astros.

Telescópio é excelente para quem quer ver as estrelas (Foto: Divulgação)

Existem equipamentos que permitem uma visibilidade que vai além do que uma vista alcança, ou seja, alguns telescópios permitem que possamos enxergar outras faixas de energia eletromagnética difundidas pelos astros no espaço.

Nesse caso, é possível ver ondas que medem desde quilômetros, como é o caso das ondas longas de rádio (microondas, raios infravermelhos, ultravioletas e até raios X) e permitindo que as pessoas vejam até os bilionésimos de milímetros dos raios gama.

O que este artigo aborda:

Telescópios podem ajudar a enxergar frequências eletromagnéticas

Existem telescópios na Terra ou no espaço, com capacidade de captar todas essas frequência.  Com isso, é possível saber, por exemplo, como uma estrela nasce, em que época ela brilha mais, quando ela deixa de fazer parte de nuvens de gás e até quando explode, se renovando.

Telescópios evoluíram muito (Foto: Divulgação)

Evolução dos telescópios ao longo da história

Os telescópios óticos foram os que permitiram as primeiras visões do espaço. Galileu descobriu os quatro maiores satélites de Júpiter, as manchas solares e os montes e vales da Lua, com a ajuda de um telescópio que construiu, e depois disso o desenvolvimento desses equipamentos jamais parou.

Está sendo construído um telescópio 15,2 m de diâmetro, montado em um extinto vulcão Mauna Kea, no Havaí e que deve ficar pronto em breve. O segundo maior equipamento da área é o telescópio soviético, com um espelho de 5,9 m, construído em Zelenchukskaya, no Cáucaso. O terceiro maior é o de 5 m do monte Palomar, na Califórnia.

Com qualquer um desses equipamentos é possível ver até a luz de uma vela a 25 mil quilômetros de distância. Mas com os telescópios vendidos atualmente a preços mais acessíveis é possível identificar as belezas do espaço com facilidade, e para um leigo, isso só basta.


O conteúdo "O que da para ver com um telescópio" foi feito por Élida Santos e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Curso de Auxiliar Farmácia Hospitalar e Drogaria Comercial

Curso de Auxiliar Farmácia Hospitalar e Drogaria Comercial

SP Escola de Teatro, Cursos Gratuitos

SP Escola de Teatro, Cursos Gratuitos

Curso de Culinária Gratuito em Campinas

Curso de Culinária Gratuito em Campinas

Curso gratuito Auxiliar Administrativo, Pronatec Praia Grande, 2012

Curso gratuito Auxiliar Administrativo, Pronatec Praia Grande, 2012

Programa de Trainee Ocean Rig 2013

Programa de Trainee Ocean Rig 2013

Yázigi Inglês e Espanhol, www.yazigi.com.br

Yázigi Inglês e Espanhol, www.yazigi.com.br