Nódulos nos cães: o que pode ser?

Nódulos nos cães: o que pode ser?

Assim como as pessoas, os animais também podem desenvolver tumores. Em cães idosos, é comum o desenvolvimento de nódulos na pele que normalmente representam…

Por Editorial MDT em 23/09/2013

Assim como as pessoas, os animais também podem desenvolver tumores. Em cães idosos, é comum o desenvolvimento de nódulos na pele que normalmente representam perigo para a saúde do animal, mas devem sempre ser avaliados pelo veterinário. Saiba mais sobre o assunto e veja o que pode ser nódulos nos cães.

Os nódulos são muito comuns em cães. (Foto: divulgação)

Nódulos nos cães

Os nódulos são pequenos caroços encontrados na pele de um cachorro. Todos os nódulos devem ser examinados por um especialista para determinar o que é e conhecer diferentes tipos para saber o tratamento mais indicado para o caroço.

A presença de nódulos na pele não significa que o cachorro tem câncer e é importante saber todos os fatos antes de saber o pior. O reconhecimento e tratamento de problemas de saúde é a chave para manter o animal saudável.

O cãozinho deve ser levado ao veterinário. (Foto: divulgação)

O que pode ser nódulos em cães

1. Tumores cancerosos: esses tipos de tumores na pele de um cachorro podem incluir o adenoma sebáceo, tumores de mama e outros. Nos nódulos de mama formam caroços rígidos encontrados em volta das glândulas mamárias e dos mamilos. Porém, nem todo o tumor de mama é canceroso, por isso é preciso consultar os especialistas.

2. Tumores não cancerosos: as células basais e lipomas são dois tipos de tumores benignos que podem ser encontrados nos cães. Os de células basais crescem mais rápidos e podem aparecer no pescoço e cabeça. Geralmente eles podem ser preenchidos com líquidos e podem estourar e vazar. Esses tipos de tumores são considerados inofensivos e normalmente não são tratados ou removidos.

3. Doenças de pele: doenças como paniculite nodular estéril, cuterebra e outras são alguns exemplos que formam nódulos. Essas doenças não são consideradas malignas e devem ser tratadas pois causam muitos incômodos ao cãozinho.

4. Infecções cutâneas: as verrugas císticas são frequentemente inchaços rígidos na pele provocados por infecções virais chamadas de papilomavírus. Essas verrugas são caroços redondos e tendem a ter a cor da pele ou serem mais esbranquiçados. Elas podem ser espalhar por todo o corpo e aparecer grupos no corpo do cãozinho. Eles podem ser provocados por infecções fúngicas que produzem inchaços não pigmentos na pele. Os abcessos infectados também podem causar nódulos rígidos ou cheios de líquido.

Tenha cuidados com seu cãozinho. (Foto: divulgação)

Os nódulos estão entre as doenças mais comuns em cachorros. Eles podem ser causados por afecções de pele, tumores não cancerosos e até cancerosos. O ideal é ficar atento para o aparecimento desse problema na pele dos cães e ao perceber a presença do nódulo na pele é necessário consultar o veterinário para tratar o problema.

Top