O que é necessário para atualizar o cadastro único?

Felipo Bellini 27/09/2021 Economia

O Cadastro Único ou como é popularmente dito, Cadúnico, são informações sobre a situação financeira. Este tem a função de detectar famílias que possuem a renda baixa e trazer melhorias através de benefícios, como a Bolsa Família, diminuição na conta de luz, no auxílio emergencial, e outras vantagens.

A atualização do Cadastro Único acontece de maneira constante. Então em situações como, nascimento de um filho, novo endereço, alteração nos documentos do responsável, mudanças escolares e situações de desemprego, deve-se imediatamente ir ao Centro de Referência da Assistência Social e lá, realizar as atualizações necessárias.

Caso não tenha mudança, o Cadúnico irá precisar de atualização em até dois anos. O Ministério da Cidadania informa que a atualização é essencial para manter a qualidade e garantir que as informações cadastrais do CadÚnico estejam sempre conforme a realidade familiar.

Em casos de não atualização do Cadúnico, a família passa a perder os benefícios.

Quem pode fazer parte do cadastro único?

Confira agora os critérios que é preciso ter para adquirir o Cadúnico.

O que é necessário para atualizar o cadastro único

Fonte/Reprodução: Original

A Pessoa ou família pode se cadastrar somente se:

  • Ao somar o valor salarial de todos da família, em seguida dividir pela quantidade de membros dela e resultar no valor de 550 reais por pessoa;
  • Ao somar o valor salarial de todos da família e este resultar até 3.300 reais;
  • Pessoa ou família que estiver em situações de rua;

Caso você precise do Cadastro único, mas não estão em nenhuma dessas situações, a depender das circunstâncias o cadastro pode ser feito.

Quais dados são necessários?

O Cadastro Único exige informações como, os aspectos da moradia, documento de identidade de cada pessoa, grau de escolaridade, a situação do trabalho e sua renda, entre outros dados.

Os documentos obrigatórios a serem levados pelo responsável familiar é o CPF ou Título de Eleitor. Já para os demais familiares é obrigatório levar pelo menos um dos documentos citados a seguir: Registro Geral, Certidão de Nascimento, CPF, Certidão de Casamento, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho.

Em casos da família ou Responsável Familiar não possuir esses documentos, a entrevista do Cadastro Único precisa ser feita de qualquer maneira, para que essas pessoas sejam orientadas a providenciar essa documentação.

Outros artigos

Depiladores Elétricos Femininos Gama

27/10/2010

Depiladores Elétricos Femininos Gama

Os depiladores Gama são aparelhos que contribuem com a manutenção da beleza feminina, isso porque removem os pelos indesejáveis do corpo feminino. A marca é reco...