Você está em: MundoDasTribos > Educação > Cursos> Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta?

Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta?

Por Redacao

Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta? Certamente, esta dúvida já passou pela sua cabeça ou já viu por aí a grafia da palavra escrita das duas formas e sempre se confundi. Antes de revelar a verdadeira grafia correta, o importante é não deixar se levar pelos registros da palavra escrita pelos locais em que o produto é comercializado. Para não errar, conheça a seguir a grafia correta da palavra mussarela ou muçarela.

Mussarela ou Muçarela Qual é a forma correta? (Imagem: Divulgação).

Mussarela ou Muçarela: Qual a forma correta? Você sabe?

Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta? Apesar de a grafia mais comum ser Mussarela, com dois “s”, a maneira mais correta da grafia da palavra é com cê-cedilha: Muçarela. Assim, a palavra está registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Mas não é a mesma escrita que estamos acostumados a encontrar e, por isso, a maioria das pessoas escreve a palavra da forma errada. E o problema é que a maneira incorreta tornou-se mais popular.

Por que Muçarela?

Apesar de muito usada mussarela por muitas pessoas a forma correta é com cedilha. (Imagem: Divulgação).

A palavra Muçarela deve ser escrita com cê-cedilha, devido a sua origem. O sistema gráfico, criado em 1943, determinou que, para palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema ce, diante das vogais “a”, “o” e “u” deveria ser grafado com cê-cedilha. Por isso que, assim como as palavras paçoca, açúcar e açaí, também de origem estrangeira, seguem a mesma convenção da língua portuguesa.

Origem da palavra Muçarela

A palavra original vem do italiano e é escrita como mozzarella. (Imagem: Divulgação).

Agora que não restam dúvidas sobre Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta?, você conhece a origem da palavra? A palavra original vem do italiano e é escrita como mozzarella. Para o português, muçarela. A adaptação da escrita foi aportuguesada sem o som do “z” devido a pronúncia e os fonemas existentes na língua portuguesa.

A primeira modificação da grafia no língua portuguesa, no entanto, apareceu como mozarela, mas a modificação foi feita porque a pronúncia não era confortável para os brasileiros.

Por curiosidade, sabia que Mozza, em italiano, significa leite de búfala ou também vaca talhada? Pois bem! Sabia ainda que esta denominação se deve a um tipo de espécie de fungo que é usado para talhar o leite. Ele é chamado de “mozze”. Portanto, a palavra Mozzarella, em italiano, nada mais é do que um diminutivo de mozza.

Por que Muçarela não é a escrita mais comum?

Algumas palavras causam confusão entre a maioria das pessoas. (Imagem: Divulgação).

Depois desta explicação, você pode estar se perguntando por que, então, a grafia da palavra da forma incorreta, a “mussarela”, com dois “essês”, tornou-se a mais popular? A confusão, na verdade, tem uma simples explicação. Tornou-se popular o desconhecimento da regra da língua portuguesa de que “z”, de palavra estrangeira, vira “ç”, em português. Aí, espalhou-se a palavra escrita mussarela. E, partir de então a dúvida: Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta?

Os demais brasileiros desconheciam a regra e acompanharam a escrita popular, o que deu mais força a maneira incorreta da escrita. E foi assim que a grafia com “ss” se espalhou e tornou-se a mais utilizada, até hoje.

Diante dessa palavra que popularizou-se com a escrita da forma errada, por que, então, é importante optar por Muçarela? Bom, se você for prestar vestibular ou participar de um concurso público, certamente, irá perder ponto se não prestar atenção à escrita correta da palavra. O que vale é a regra e não caia mais na pegadinha de palavras estrangeiras aportuguesadas, como Mussarela ou Muçarela? Na dúvida com relação à escrita de outras palavras estrangeiras, recorra ao dicionário de língua portuguesa ou Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras.

Agora, que já tirou a dúvida, aproveita para anotar uma receita do produto que ganhou gosto do brasileiro e memorize de vez: Mussarela ou Muçarela: Qual é a forma correta?

 

Recomendado para você
Cursos

Moodle Pucrs

Cursos

Pós-graduação a Distância Gratuita

Cursos

Graduação a Distância Grátis online EAD

Cursos

Faculdade à Distância no Espírito Santo EAD Gratuito

Comentários
  1. Pizzaria La Carmelita Centro RJ disse:

    Estamos postando em nossa fanpage, excelente artigo. Vamos mudar até nosso cardápio. rs

    abraços,

    La Carmelita

  2. jaci disse:

    agora eu aprendi como se pede uma pizza de muçarela..

  3. Rita De Cássia disse:

    Meu futuro sogro tem uma fábrica de MUÇARELA ,irei comentar com ele,pois o rótulo traz MUSSARELA.

  4. Miguel disse:

    Obrigado, por dirimir minha dúvida, agora sei a grafia correta. Vamos pssar para adiante.
    Abçs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *