Músicos que se envolveram em polêmicas sobre mensagens subliminares

Ouvir música é algo prazeroso, que permite aliviar o estresse do dia a dia e projetar as emoções. Os artistas que constroem carreira musical…

Ouvir música é algo prazeroso, que permite aliviar o estresse do dia a dia e projetar as emoções. Os artistas que constroem carreira musical buscam diferentes inspirações para compor, mas nem todas as letras são tão claras como se imagina.

Muitas músicas carregam mensagens ocultas. (Foto:Divulgação)

Canções com mensagens ocultas

Quando uma música tem um sentido oculto, ou seja, que não fica clara logo no primeiro momento, ela carrega no seu conteúdo uma mensagem subliminar. Esta questão foge um pouco do processamento dos sentidos humanos e requer uma análise mais profunda para ser compreendida.

A percepção subliminar é captada pelo inconsciente, mas nem sempre o receptor tem a capacidade de decodificar a mensagem. No caso das músicas, a incidência de conteúdo subliminar é alta e bastante assustadora.

Muitas canções se apoderaram do ‘Backward Masking’ para incluir as mensagens subliminares. Esta técnica usa fonemas de forma que o som invertido constrói palavras que fazem sentido para o inconsciente.

Músicos envolvidos com mensagens subliminares

Músicos brasileiros e estrangeiros já se envolveram em polêmicas por causa das mensagens subliminares nas suas canções. Veja a seguir alguns deles:

The Beatles. (Foto:Divulgação)

The Beatles
A banda britânica de rock formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr é acusada de usar a estratégia do Backward Masking. Diz à lenda que a suposta morte de Paul McCartney aparece em várias mensagens ocultas das músicas.

No final da canção “I’m so tired”, é possível escutar um murmúrio ao contrário que diz “Paul is dead man, miss him, miss him…” (Paul está morto cara, sinto a falta dele, sinto a falta dele…).

Saiba mais: Mitos e verdades sobre os Beatles

Raul Seixas. (Foto:Divulgação)

Raul Seixas
O cantor brasileiro carrega em suas costas muitas acusações de mensagens subliminares. A música “Mosca na Sopa” tem um conteúdo oculto que pode ser decifrado ao ouvir o som ao contrário, inclusive no refrão. O trecho “Eu sou a mosca que pousou em sua sopa”, quando invertido, diz “Ouça o senhor zumbi”.  

Claudinho e Buchecha. (Foto:Divulgação)

Claudinho e Buchecha
Na música ‘Uma noite e meia’, uma mensagem subliminar foi percebida no trecho “uma noite e meia virando sereia”. Ao contrário, todos podem escutar “Arerê sangue, arerê diabo”.

Xuxa é campeã em acusações envolvendo mensagens subliminares. (Foto:Divulgação)

Xuxa
A Xuxa é campeã em acusações envolvendo mensagens subliminares. Há muitos boatos de que a rainha dos baixinhos usou Backward Masking em algumas de suas músicas, como é o caso do hit “Meu cãozinho xuxo”. Ao ser executada ao contrário, a letra deixa escapar um sinistro “Meu Anjo é o Diabo e o mundo tem que ter esse seu amor que recebo”.

Engenheiros do Hawai. (Foto:Divulgação)

Engenheiros do Hawai
A banda brincou com a polêmica do “Backward Masking”. Em uma das canções, quando escutada ao contrário, é possível ouvir: “Por que você esta ouvindo isto ao contrário… o que está procurando… hein?”.

A Turma do Balão Mágico. (Foto:Divulgação)

A Turma do Balão Mágico
O trecho invertido da música “Superfantástico” diz: “…porque invadimos o mundo… porque já moramos… porque já morremos…”.

Pink Floyd. (Foto:Divulgação)

Pink Floyd
Na música “Empty spaces”, há um trecho que quando escutado ao contrário diz: “Congratulations, you have just discovered the secret message! Please send your answer to Old Pink” (Parabéns, você acabou de descobrir a mensagem secreta! Por favor envie sua resposta para Old Pink).

Leia Também:  Luciano anuncia fim da dupla com Zezé Di Camargo durante show, veja o vídeo

Veja também: Bandas e músicos que demoraram para fazer sucesso

Top