Movimentos de drenagem linfática

Movimentos de drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que faz com que o sistema linfático trabalhe mais rápido, mobilizando a linfa até os gânglios…

Por Editorial MDT em 29/03/2012

A drenagem linfática pode ser feita com diversos movimentos diferentes.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que faz com que o sistema linfático trabalhe mais rápido, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Através desse processo é eliminado o excesso de líquido e as toxinas presentes. Poder ser feita de forma manual, mecânica ou por eletro estimulação. Conheça um pouco mais sobre os movimentos de drenagem linfática..

Tipos de manobras utilizadas na drenagem linfática manual

A drenagem pode ser realizada aplicando-se movimentos de pressão leve, suaves, rítmicos, lentos e precisos. Veja as manobras que podem ser feitas: 

  • Círculos com os dedos ou com as mãos;
  • Círculos com o polegar;
  • Movimentos combinados;
  • Pressão em forma de bracelete.

Essa massagem pode ser realizada em todo o corpo.

Movimentos de drenagem linfática na Automassagem:

  1. Comece com movimentos circulares na virilha para abrir os gânglios linfáticos;
  2. Repita o movimento atrás do joelho;
  3. Suba deslizando as mãos por toda a perna, fazendo uma leve pressão e movimentos de baixo para cima. Comece pelo joelho e vá até a virilha. Em seguida faça do tornozelo até a virilha, na frente e atrás da perna;
  4. Faça uma divisão da coxa em três partes e deslize de baixo para cima. Faça isso nas três divisões até chegar ao joelho;
  5. Agora do tornozelo ao joelho faça o mesmo movimento, dividindo em três partes;
  6. Faça círculos no sentido horário no abdome. Esse movimento ajuda a regular seu intestino;
  7. Puxe a gordurinha da barriga com os dedos esticados e juntos em direção a virilha;
  8. Para abrir os gânglios da região, faça movimentos leves e circulares com a ponta dos dedos sobre as axilas;
  9. Vá para os braços e comece a drenar. Divida em três partes a região entre a axila e o cotovelo. A cada movimento de pressão exercido, aperte duas vezes. Direcionando o líquido em direção as axilas;
  10. Agora divida o braço em três partes mais uma vez. Porém desta vez, do pulso até o cotovelo. O líquido deve ser drenado em movimentos de pulsação (com pequenos apertos), para que chegue até o gânglio da axila. Faça o movimento completo no braço inteiro para finalizar.

A automassagem possui ótimos resultados.

A drenagem linfática consegue diminuir o inchaço corporal. Quando realizada regularmente, ajuda na perda de medidas e na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. É uma excelente forma de cuidar do corpo e pode ser realizada com facilidade em sua própria casa.

Top