Como colocar as crianças para dormir Como colocar as crianças para dormir

Como colocar as crianças para dormir

Quando as crianças são muito pequenas, têm certa resistência para dormirem, pois sentem medo de ficar sozinhas no quarto. No entanto, elas precisam aprender…

Por Editorial MDT em 02/03/2012

As crianças dormem mais facilmente com um amiguinho por perto. (Foto: Divulgação)

Quando as crianças são muito pequenas, têm certa resistência para dormirem, pois sentem medo de ficar sozinhas no quarto. No entanto, elas precisam aprender a dormir sem a presença dos adultos, pois senão, elas sempre precisarão ficar no meio dos pais, o que atrapalhará tanto a vida conjugal do casal quando o seu desenvolvimento enquanto pessoa. Por isso, saiba como colocar as crianças para dormir.

Para que as crianças durmam facilmente durante a noite, faça com que elas pratiquem algum esporte ou que simplesmente brinquem bastante em um espaço aberto. Assim, elas gastarão todas as suas energias e cairão na cama prontas para acordarem somente no dia seguinte. Portanto, não as deixe ficar muito tempo assistindo TV ou jogando videogame. O ideal é que elas tenham atividades físicas durante o dia.

Faça com que os seus filhos façam muita atividade física durante o dia. (Foto: Divulgação)

Na hora de dormir, leve o seu filho até o quarto e, à meia-luz, conte-lhe uma historinha infantil ou cante-lhe uma música de ninar. Se ele quiser, dê-lhe um paninho ou um bichinho de pelúcia para que lhe faça companhia durante o sono.

Se ele ainda não tiver dormido ao término da história ou da música, cubra-o carinhosamente, dê-lhe um beijo de boa noite e vire as costas, saindo de mansinho do quarto. Mesmo que ele lhe chamar, não volte, pois ele vai tentar aumentar todo o tempo que puder ter com você. Se ele chorar, peça para que ele abrace o bichinho ou o paninho, que serão as suas companhias. Porém, não ceda, pois a cada vez que você fizer a vontade dele, ficará mais difícil fazê-lo dormir sozinho, já que ele ficará condicionado, sendo que você acata o que ele quer quando ele chora.

Na hora de dormir, leia um livro para o seu filho. (Foto: Divulgação)

O quarto do seu filho deve ser um local agradável e confortável porque é nele que ele terá momentos de descanso. Sendo assim, enfeite-o com os personagens favoritos dele, compre um colchão confortável e deixe-o um pouco iluminado durante a noite, seja com uma luminária de tomada ou um abajur ao lado da cama.

No início, as crianças relutam na hora de dormir, pois querem aproveitar o máximo de tempo que têm com os seus pais. Entretanto, elas devem compreender que há um momento que precisam dormir para reporem as suas energias.

 

 

Top