Pele mista – como cuidar

Pessoas com pele mista podem achar difícil identificar e saber quais produtos são os melhores para este tipo de pele. Aqui você encontra algumas dicas para resolver o problema.

Por Redacao em 11/01/2012

Cuidar da pele não é tarefa fácil, mas é preciso! A pele é o maior órgão em extensão do organismo humano e sofre muito com o sol, vento, cosméticos errados… Em especial, os cosméticos quando utilizados para tipos de pele diferentes da sua, podem causar problemas.

Pessoas com pele mista podem achar difícil identificar e saber quais produtos são os melhores para este tipo de pele. Aqui você encontra algumas dicas para resolver o problema. 

Tratamento para pele mista (Foto: Divulgação)

Tipos de Pele

Pele oleosa: é a pele que produz maior quantidade de secreções sebáceas e sudoríparas e, por isso, tem aparência espessa, brilhante e úmida. Os seus poros são visíveis, pois estão sempre dilatados, o que facilita o aparecimento de cravos.

Pele normal: aparência é saudável, pois produz gordura na quantidade certa e apresenta um tônus adequado de elasticidade. Pele lisa, aveludada e viçosa, com elasticidade e brilho natural.

Pele acneica: muito oleosa e brilhante. Costuma apresentar áreas inflamadas e com pontos avermelhados, em decorrência da presença de cravos e espinhas. O rosto, o peito e as costas costumam ser as áreas mais afetadas.

Pele sensível: fica avermelhada com facilidade, pois reage facilmente ao contato com agentes externos como sol, cosméticos inadequados, variações climáticas, etc.

Pele seca: é mais fina e sensível, com tendência a escamações. Tem pouco brilho e tendência a apresentar rugas precoces ao redor de olhos e boca.

Pele Mista: Zona T – brilho, poros dilatados, espessa e resistente aos agentes externos, presença de cravos, espinhas e rugas.

Laterais – opaca, poros pouco visíveis, fina, envelhecimento precoce e rugas finas.

 

Tratamento para pele mista (Foto: Divulgação)

Tratamento

Sabonete neutro: lave o rosto pela manhã e utilize adstringente apenas nas partes oleosas do rosto para não ressecar ainda mais as outras áreas.

Loção oil-free: Essa loção é perfeita porque, como o nome diz, é totalmente livre de óleo.

Protetor solar: É importante porque evita que o contato com o sol cause acnes na pele. Utilize mesmo em dias nublados. Durante o dia, retire o excesso de oleosidade com lenços de papel e, se necessário reaplique o protetor.

Esfoliação: O ideal é que seja feita três vezes por semana e que se utilize loções leitosas que também são livres de óleo.

 

Tratamento para pele mista (Foto: Divulgação)

Receita caseira

Máscara

Ingredientes

·          1 folha de gelatina branca,

·          1 xícara de água,

·          2 rodelas de abacaxi.

COMO APLICAR: bata o abacaxi no liquidificador. Dissolva a gelatina na água fria e depois leve ao fogo. Acrescente o abacaxi, deixe esfriar e aplique a máscara no T central do rosto (testa, nariz e queixo), onde é mais oleoso. Deixe agir por 15 minutos sobre a pele limpa e retire com água fria.

Top