Móveis para escritório: como escolher

O escritório é um espaço voltado para as atividades profissionais. Ele pode ser montado separadamente numa sala comercial ou na empresa, mas também pode…

Os móveis para escritório precisam ser bonitos, confortáveis e funcionais.

O escritório é um espaço voltado para as atividades profissionais. Ele pode ser montado separadamente numa sala comercial ou na empresa, mas também pode fazer parte da casa, ocupando um cômodo e ganhando o nome de home-office. Independente de onde seja instalado, o escritório terá sempre a mesma proposta.

Montando o escritório

Comercial ou residencial, o escritório precisa apresentar um arranjo físico organizado, ou seja, o ambiente não pode ser afetado pela bagunça de documentos e ferramentas de trabalho. Além de manter a ordem, também é importante criar condições para que os dias de trabalho sejam confortáveis e produtivos.

Um escritório bem montado é capaz de melhorar o desempenho das atividades, pois serve de estímulo para a criatividade, concentração e eficiência. Como o profissional passará muito tempo dentro do ambiente, é importante que ele conte com acessórios que facilitem o seu trabalho e móveis que garantam uma boa acomodação.

Home-office com mesa de madeira, cadeira ergométrica e estante com repartições no formato de colmeia.

Dois aspectos devem ser considerados na hora de montar um escritório: o estético e o funcional. O primeiro diz respeito à decoração, que deve refletir a personalidade do profissional e ao mesmo tempo valorizar as competências do cargo, refletindo a sua imagem no mercado de trabalho. O segundo aspecto importante é a funcionalidade do arranjo, que deve facilitar a realização das tarefas e ainda proporcionar conforto, tanto físico como psicológico.

Veja também: Decoração divertida para escritório

Dicas para escolher os móveis para escritório

A mobília desempenha papel essencial para transformar o escritório em um espaço útil. Confira a seguir algumas dicas para acertar na escolha dos móveis:

Mesa de trabalho
A mesa de trabalho é um dos principais elementos do escritório e, para escolher a mais adequada, vale a pena considerar a quantidade de itens que serão colocados sobre ela. O tamanho da mesa é decisivo para que o desktop, notebook, impressora, telefone e outros elementos sejam dispostos proporcionalmente.

Leia Também:  Confira 5 dicas para ajudar uma criança a estudar

A mesa, escrivaninha ou estação de trabalho, pode ser encontrada a venda nas lojas em diferentes modelos, que variam quanto ao formato, material e cor. A mesa redonda é indicada para reuniões, enquanto a em L serve para realizar as tarefas no computador e ter uma bancada livre para anotações.

Os móveis escolhidos precisam ser proporcionais ao espaço.

Cadeira de escritório
A cadeira escolhida precisa ser ergométrica, ou seja, proporcionar conforto físico ao profissional que permanece acomodado nela durante horas. O modelo ideal deve oferecer uma altura agradável, ter apoio para os braços, bordas arredondadas, base estofada e lombar apoiada. Também é essencial que a cadeira garanta estabilidade.

Armário ou estante
O armário ou a estante serve para o armazenamento de arquivos no escritório, facilitando assim a tarefa de manter o ambiente organizado. Com tudo devidamente arrumado, o profissional evita acúmulo de papéis sobre a sua mesa, facilita a rotina e melhora o seu desempenho.

Outros móveis podem aparecer no escritório residencial ou comercial, como é o caso das poltronas, sofás e balcão de recepção. O profissional deve incluí-los no projeto se houver necessidade e se sobrar espaço.

Leia mais: Móveis usados para escritório

Top