Erros ao escolher terno

De todos os trajes sociais masculinos, o terno é o mais usado. Ele vai bem em inúmeras ocasiões, quando estas não exigem grande formalidade. É sóbrio, elegante e discreto, porém não exageradamente formal. Com tantas opções, os homens acabam confundindo um pouco as coisas e podem cometer erros, comprometendo o visual. Saiba como não fazer isso. Conheça alguns erros ao escolher terno.

Exemplos de ternos muito bem alinhados (Foto: Divulgação)

Como escolher o terno – paletó

Primeiramente, é preciso entender o que é terno. A palavra significa “três” e designa o traje composto por calça, colete e paletó.

Ao escolher o traje, não se sinta obrigado a levar também o colete, caso queira usar terno em ocasiões informais. O colete não é mais considerado parte inseparável do terno, exceto em ocasiões que exigem formalidade. Noivos e padrinhos, por exemplo, devem usá-lo, mas em outras ocasiões, pode-se dispensá-lo.

Um homem que se veste com terno passa a imagem de alguém elegante e preocupado com sua imagem. Então, basta combinar bem a calça, o paletó, a gravata e a camisa? Nem sempre. As cores podem estar em harmonia perfeita, mas o ajuste das peças é de extrema importância.

É um grande erro não dar a devida atenção ao tamanho das peças. O terno não pode ter um paletó com ombros largos ou apertados demais, sobras na barriga, dobras nas costas ou comprimento muito grande. Isso irá comprometer o visual. É preciso verificar cada detalhe, observando se todas as peças estão perfeitamente alinhadas ao corpo. Faça movimentos com os braços e veja se o paletó não incomoda.

Exemplos de comprimento correto das mangas (Foto: Divulgação)

Até mesmo para usar o paletó aberto, é preciso conferir se ele fica ajustado à barriga, quando os botões estão fechados. Eles devem fechar tranquilamente, sem folga ou aperto demais. Não cometa o erro de comprar um paletó pequeno, programando usá-lo sem fechar os botões.

Outro erro comum ao escolher terno é optar por um modelo com mangas muito compridas ou curtas. O paletó deve cobrir o punho, porém não pode cobrir a mão.

Como escolher calça do terno

A calça curta, que tem sido uma tendência fashion, não é adequada para todas as ocasiões (Foto: Divulgação)

Ao escolher a calça do terno, verifique seu comprimento e largura. Ela deve ficar levemente ajustada nas coxas e o restante da peça deve ficar reto. A barra da calça deve cobrir os tornozelos, porém sem exagero. Ela deve ficar um pouco acima do salto do sapato.

Caso perceba que a peça está marcando muito a virilha ou as nádegas, é melhor procurar outro modelo. A calça do terno deve ficar ajustada ao corpo, de forma discreta; nem apertada, nem larga demais.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply