Motivos pelos quais a bicicleta faz bem para a saúde

Motivos pelos quais a bicicleta faz bem para a saúde

Após conhecer alguns dos motivos pelos quais a bicicleta faz bem para a saúde, muitas pessoas resolvem tirar a “magrela” da aposentadoria e passam…

Por Andre em 29/12/2014

Após conhecer alguns dos motivos pelos quais a bicicleta faz bem para a saúde, muitas pessoas resolvem tirar a “magrela” da aposentadoria e passam a utilizá-la com uma maior frequência, para aproveitar todos os benefícios oferecidos por ela.

Motivos pelos quais a bicicleta faz bem para a saúde (Foto Ilustrativa)

No Brasil, andar de bicicleta é, normalmente, algo tido como uma atividade de lazer. Mas em diversos outros países, a bike funciona como um meio de transporte alternativo e muito eficiente, que oferece benefícios não só físicos, mas também mentais.

De olho nisso, o pensamento de muitos brasileiros tem mudado em relação à bicicleta, tanto é que, em muitas cidades, já há até o sistema de aluguel de bikes, muito comum nos Estados Unidos e na Europa, que surge como uma boa opção para acabar com qualquer desculpa para não começar a pedalar.

Lojas online de bicicletas

Bicicleta dobrável é criada por designer

Motivos pelos quais a bicicleta faz bem para a saúde

Andar de bicicleta ajuda a emagrecer (Foto Ilustrativa)

São vários os benefícios da bicicleta para a saúde, a começar pela série de doenças que as pedaladas podem ajudar a evitar. De acordo com especialistas, pedalar pelo menos 40 minutos, três vezes por semana, é uma atividade ótima para o coração.

Como se trata de um exercício aeróbico, as pedaladas estimulam a frequência cardíaca, fortalecendo o coração. Além disso, os passeios de bicicleta fortalecem a resistência física, trabalhando os grandes grupos de músculos das pernas, estimulando também a contração do abdômen.

As pedaladas trazem ótimos benefícios para o coração e aumentam a resistência física (Foto Ilustrativa)

Ou seja, andar de bicicleta com frequência é uma ótima pedida para quem deseja perder peso, ter as pernas torneadas, dar adeus aos “pneuzinhos”, ter o coração e o pulmão mais fortes e prevenir diversas doenças, como pressão alta, diabetes e até mesmo o stress e a depressão, entre outras.

Outro detalhe é que, ao contrário das caminhadas e corridas, nas quais todo o peso do corpo é jogado sobre as pernas, forçando as articulações dos membros inferiores, nas pedaladas o peso se distribui mais uniformemente, já que você está sentado, sem sobrecarregar nenhuma parte.

Outros bons motivos para andar de bicicleta

Ir para o trabalho de bicicleta diminui o stress e o tempo gasto no trânsito (Foto Ilustrativa)

Se você ainda está procurando outros bons motivos para andar de bicicleta, saiba que:

– Pedalar estimula o aumento da imunidade, protegendo o organismo de vírus e bactérias.

– A bike tem baixos custos de manutenção, ao contrário do carro.

– Contribui para o meio ambiente, já que não queima combustível.

– Evita os gastos com estacionamento.

– Promove a sensação de liberdade e independência, evitando o stress do trânsito.

Top