Morre Margaret Thatcher, a Dama de Ferro

Nesta segunda-feira (8), morreu Margaret Thatcher, aos 87 anos de idade. Ela ganhou fama no mundo todo por se tornar a primeira-ministra mulher da…

Nesta segunda-feira (8), morreu Margaret Thatcher, aos 87 anos de idade. Ela ganhou fama no mundo todo por se tornar a primeira-ministra mulher da Grã-Bretanha. Devido ao pulso firme de seu governo, Margaret recebeu o apelido de “Dama de Ferro”.

Margaret Thatcher morreu por causa de um AVC. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Trailler: A dama de Ferro

A morte de Margaret Thatcher

De acordo com o porta-voz da família Thatcher, Margaret faleceu em virtude de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). No entanto, nos últimos anos ela já vinha enfrentando uma série de problemas de saúde.

A morte de Margaret Thatcher teve grande repercussão no Reino Unido. David Cameron, atual premiê, disse que todos lamentam muito a perda de uma “grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”. A Rainha Elizabeth II também manifestou grande tristeza pelo falecimento da Dama de Ferro.

O funeral cerimonial de Margaret Thatcher será realizado na Catedral de Saint Paul, em Londres. A data e o horário ainda não foram definidos. Depois do velório, o corpo será cremado.

Problemas de saúde da Dama de Ferro

Desde 2002 a “Dama de Ferro” não falava mais em público. Os médicos não recomendavam a presença dela em audiências por causa dos pequenos derrames que vinha sofrendo. O problema começou a deixar sequelas, tais como perda de memória e confusão.

Margaret Thatcher passou por momentos difíceis. De acordo com a filha Carol, ela não conseguia mais concluir as fases e também se esquecia do fato do marido ter falecido em 2003.

A Dama de Ferro foi internada pela última vez em dezembro de 2012, quando foi submetida a uma cirurgia para remover um tumor na bexiga.

Continuar Lendo  Multa por farol apagado em rodovias é suspensa pela Justiça Federal

A vida e o legado de Margaret Thatcher

Margaret Thatcher governou a Grã-Bretanha por 11 anos. (Foto:Divulgação)

Margaret Thatcher nasceu em 13 de outubro de 1925. Sua família era bastante conservadora, obrigando-a trabalhar e frequentar a missa.

Thatcher se tornou viciada em trabalho e dormia apenas 4 horas por dia. Ela se formou em Química em Oxford e depois resolveu estudar Direito. Neste meio tempo, a jovem Margaret se casou com Denis Thatcher, um rico empresário que se tornou pai dos seus dois filhos.

Após se formar advogada, Margaret Thatcher começou a se interessar por política. Primeiro ela se tornou membro do Partido Conservador e, poucos anos depois, foi eleita ministra-assistente para previdência no governo de Harold Macmillan.

A grande conquista de Margaret Thatcher se deu em 1979, quando se tornou a primeira-ministra da Grã-Bretanha. As políticas da Dama de Ferro incentivaram a liberdade de mercado, contribuindo com a redução da infração. No entanto, neste período o desemprego também aumentou consideravelmente.

Margaret Thatcher chegou a ter três mandatos, mas em novembro de 1990 concordou em renunciar ao cargo.

A Dama de Ferro foi interpretada por Meryl Streep no cinema. (Foto:Divulgação)

A história da ex-primeira-ministra da Grã-Bretanha inspirou um filme, lançado em 2011. No longa, Meryl Streep é responsável por interpretar a polêmica Dama de Ferro.

Veja também: Melhores filmes com Meryl Streep

Top