Mitos e verdades sobre saúde íntima

A saúde íntima é um assunto bastante delicado e que costuma ser cercado de mitos, que causam bastante confusão e podem prejudicar a saúde…

A saúde íntima é um assunto bastante delicado e que costuma ser cercado de mitos, que causam bastante confusão e podem prejudicar a saúde das mulheres mais desavisadas. Para prevenir a ocorrência de problemas e não cair em algumas armadilhas sobre o assunto, esclareça as principais dúvidas e confira mitos e verdades sobre a saúde íntima.

A saúde íntima feminina é um assunto importante e delicado. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a saúde íntima

  • Absorventes ou papel higiênico perfumado causam alergia

Verdade. Apesar de nem todo mundo sofrer com alergias de pele, algumas pessoas, principalmente aquelas com pele mais sensível, podem desenvolver esse tipo de problema quando fazem uso de produtos que contenham perfume ou corantes. É preciso ficar atenta e evitar esse tipo de absorventes e papel higiênico, especialmente no caso de aparecer alguma irritação local.

  • Usar sabonete íntimo diariamente faz mal

Depende. De modo geral o uso de sabonetes íntimos com pH neutro e livre de perfumes pode ser benéfico, uma vez que os sabonetes comuns possuem pH normalmente mais ácido ou básico. Entretanto, é importante considerar o tipo de higiene íntima praticada, que pode ser prejudicial à saúde, independente do tipo de sabonete utilizado. O principal problema dos sabonetes íntimos é que as pessoas tendem a realizar uma higienização mais agressiva com esses produtos.

  • Calcinhas de algodão são tão boas quanto as sintéticas

Mito. A roupa íntima confeccionada em algodão é mais recomendada para ser usada no dia a dia, porque as fibras do produto facilitam a transpiração e ventilação da região.

A melhor opção são as calcinhas de algodão e de cores claras. (Foto: divulgação)

  • Calcinhas de cor intensa podem fazer mal á saúde
Leia Também:  Cuidados ao maquiar os olhos

Verdade. Por mais estranho que isso possa parecer, a explicação é bastante simples. Calcinhas de cor mais intensa, especialmente as feitas com fios tingidos, podem acabar liberando o corante e outras substâncias químicas na região genital com maior facilidade, aumentando os risco de ocorrência de processos alérgicos e outros problemas.

  • Os mini absorventes diários são benéficos, pois ajudam a manter a higiene

Mito. Os mini absorventes diários, também conhecidos como protetores de calcinhas, são produtos bastante práticos em algumas situações, mas que se usados regularmente, acabam impedindo um adequado arejamento da genitália feminina, aumentando o risco de doenças.

A mesma regra é válida para o uso de calças muito apertadas e o hábito de ficar com o biquíni molhado por muito tempo, que além de impedirem a ventilação da região ainda criam um ambiente favorável para infecções por fungos e bactérias.

Os sabonetes íntimos nem sempre são prejudiciais. (Foto: divulgação)

É importante tirar as dúvidas sobre a saúde íntima da mulher, pois esse é um assunto delicado e bastante importante. Infelizmente existem vários mitos sobre o tema, que causam confusão e podem acabar prejudicando algumas pessoas.

Top