Benefícios dos Alimentos Orgânicos para Saúde

PUBLICIDADE

Com a correria do dia-a-dia é cada vez mais comum que as pessoas nem percebam o que estão comendo, principalmente aquelas que moram em grandes cidades. Às vezes também escolhemos os alimentos mais bonitos e com o preço mais baixo no mercado sem nos darmos conta que esse tipo de alimento pode ter sido cultivado com uma série de agrotóxicos para que chegasse com forma atrativa aos olhos de leigos. Mas não pense você que somente os alimentos vegetais são os prejudicados com por se tratar do termo agrotóxico que lembra tóxico e dá medo de pensar, a forma que se produz a carne também pode trazer riscos à longo prazo para a nossa saúde, isso porque em geral são utilizados muitos hormônios para que o tempo do abate chegue mais depressa. Infelizmente todo mundo precisa se alimentar, seja com alimentos com agrotóxicos, hormônios ou outras substâncias nocivas à saúde. Nisso acontece um resgate aos tempos antigos de produção e muitas fazendas tanto produtoras de alimentos vegetais como de carne estão investindo em produções de alimentos livres de agrotóxicos, hormônios ou qualquer outra substância nociva à nossa saúde, são os ditos alimentos orgânicos.

Todos sabemos que uma alimentação saudável e diversificada é capaz de prevenir uma série de doenças dentre as quais temos a obesidade, doenças causadas pela falta de nutrientes como a osteoporose , anemia ferropriva e anemia perniciosa. Não se trata da quantidade que você come e sim da qualidade do que ingere, pois nos casos de obesidade nem sempre a pessoa ingeriu somente alimentos gordurosos e doces, ela até pode ter tido uma alimentação diversificada, mas a quantidade diária não foi policiada. No caso das pessoas que acabam sendo acometidas pelas doenças causadas pela falta de certo nutriente é importante que se policie desde cedo, pois em geral esse tipo de doença é mais comum à crianças, e também como no caso da osteoporose um reflexo do que foi uma vida toda de falta de nutrientes sendo o principal o cálcio. Por isso é muito importante conhecermos os alimentos orgânicos, e não só isso também passar a ingeri-los, para assim podermos desfrutar dos benefícios dos alimentos orgânicos.

Ao consultar um nutricionista a pessoa já recebe uma lista com os alimentos que deve ingerir diariamente e alguns tipos de alimentos que devem ser evitados, pois contribuem com o agravamento de enfermidades como o colesterol alto causado pela ingestão de alimentos gordurosos como manteigas, margarinas, bacon, queijos amarelos, entre outros. A diabetes também pode ser causada por uma alimentação ruim, muito pesada em açúcar e doces. Temos também a gastrite e a hipertensão que é causada pelo consumo exacerbado de álcool e de comidas carregadas com sal. Com certeza o nutricionista indicará os alimentos orgânicos como a melhor saída para a sua alimentação.

PUBLICIDADE

Como todo mundo já sabe devido à diversas matérias que já foram veiculadas na TV os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o auxilio de agrotóxicos, adubos químicos e que também não sofrem modificações genéticas. Todas as técnicas de produção de alimentos orgânicos são destinadas ao incentivo da conservação do solo e da água, visando diminuir a poluição e o uso de pesticidas e demais técnicas que criam produtos artificialmente saborosos e nutritivos. Na agricultura orgânica utilizam-se apenas sistemas naturais para combater as pragas e para enriquecer o solo, como a utilização de minhocas que fertilizam a terra através do húmus, além de a arejarem através dos pequenos túneis que fazem durante sua locomoção. Já no caso da produção de carnes e ovos esta também pode ser orgânica, se não forem adicionados aos produtos ingeridos pelos animais hormônios, anabolizantes e antibióticos.

Dentre as vantagens dos alimentos orgânicos para a saúde temos a qualidade nutritiva, pois os produtos cultivados sem uso de agrotóxicos e demais meios químicos são mais saborosos e ricos em proteínas necessárias ao corpo humano, enquanto que os produtos cultivados com agrotóxicos podem causar doenças como câncer, doenças crônicas, sobrecarga hepática, entre outras. Para saber se um alimento é orgânico ou não temos hoje um recurso visual, sempre estará impressa na embalagem a inscrição alimento orgânico, ou no caso dos vegetais já existem seções inteiras em supermercados dedicadas a esse tipo de alimento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.