Mitos e verdades sobre obesidade

A obesidade e busca pelo corpo perfeito são temas bastante discutidos e que atraem a atenção do público. Infelizmente é possível identificar inúmeras crendices…

A obesidade e busca pelo corpo perfeito são temas bastante discutidos e que atraem a atenção do público. Infelizmente é possível identificar inúmeras crendices e inverdades acerca desse tema, fazendo com que pessoas mais desavisadas acabem colocando a saúde em risco. Esclareça várias dúvidas e confira alguns mitos e verdades sobre a obesidade.

Saiba mais sobre a obesidade moderada, grave e mórbida.

A obesidade é um assunto cercado de crendices e inverdades. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a obesidade

Beber água durante as refeições engorda

Mito. Como a água não é rica em calorias, é incapaz de causar a obesidade. O que pode ocorrer é que ingerir água em grandes quantidades junto com a alimentação pode dificultar e digestão, mas não provocar o acúmulo de gordurinhas. Diferente do que se penda, quantidades pequenas, como 1 copo de água sem gás, apresentam efeito contrário e ajudam o trabalho do sistema gastrintestinal.

A causa da obesidade pode ser um problema hormonal

Verdade. O excesso de peso pode ser o resultado do desequilíbrio de diversos hormônios, como os tireoidianos, que controlam o metabolismo das células corporais, ou até mesmo da serotonina, que controla a ansiedade. O próprio tecido adiposo é capaz de secretar hormônios que aumentam o apetite e facilitam o acúmulo de gordura, contribuindo para perpetuar a obesidade.

Ao contrário do que muita gente pensa, um copo d'água sem gás pode ajudar na digestão. (Foto: divulgação)

Café e Coca-Cola aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Mito. Apesar de serem substâncias estimulantes, ambas não possuem nenhuma função na prevenção da obesidade. Os refrigerantes são altamente calóricos e por isso, ao invés de emagrecer, ajudam a engordar. O café com adoçante possui pouco valor calórico, mas não é capaz de alterar as funções metabólicas significativamente para causar emagrecimento.

Leia Também:  Tiaras de noivas: modelos, como escolher

Os carboidratos não são proibidos para quem quer emagrecer

Verdade. Os carboidratos são a principal fonte de energia para o sistema nervoso central e, principalmente por este fator, devem estar presentes em qualquer dieta equilibrada. O problema é que todo o excesso de energia é armazenado no organismo na forma de gordura, e o carboidrato é o principal representante desse tipo de matéria prima.

Os óleos vegetais fazem bem à saúde. (Foto: divulgação)

Evitar o consumo de gorduras é uma maneira saudável de emagrecer

Mito. Na verdade é importante diminuir o consumo de gorduras de origem animal, como carnes e queijos, que em grandes quantidades são maléficas ao organismo, enquanto que as de origem vegetal, como o presente no azeite de oliva e frutas como abacate, são importantes para equilibrar o funcionamento adequado do corpo.

Comer muita fruta engorda

Mito. As frutas são muito ricas em nutrientes como vitaminas, fibras e antioxidantes, mas não são calóricas a ponto de serem culpadas pelo ganho de peso. Especialistas recomendam a ingestão de 3 a 5 porções diárias de frutas.

Conheça algumas frutas que podem ajudar na eliminação de peso.

As frutas não podem ser culpadas pelo ganho de peso. (Foto: divulgação)

A obesidade é um assunto constantemente discutido, mas que ainda é cercado por inverdades. Se manter bem informado, procurando informações em fontes confiáveis, é uma boa maneira de não ser enganado e acabar colocando a saúde em risco.

Top