Tratamento Capilar Masculino

A calvície é um dos maiores medos dos homens, que tentam disfarçar, mas no fundo, são muito vaidosos também. A falta de cabelo faz…

A calvície é um dos maiores medos dos homens, que tentam disfarçar, mas no fundo, são muito vaidosos também. A falta de cabelo faz com que o homem fique com um aspecto envelhecido e, além do mais, o cabelo é a moldura do rosto. Portanto, um homem sem cabelo aparenta ser mais velho do que realmente é e mais feio do que poderia ser.

Tratamento Capilar Masculino (3)

Tratamento Capilar Masculino

A calvície, na maioria das vezes, é causada por herança genética. Se o seu pai ou o seu avô são calvos, há uma grande probabilidade de você também o ser. O problema atinge 50% dos homens com menos de 50 anos e ele geralmente começa a fazer cair os cabelos do topo da cabeça primeiro e, em seguida, a linha de frente dos cabelos, acima da testa. Essas são as famosas “entradas”. Entretanto, sempre sobra uma auréola de cabelo em volta da cabeça como lembrança da antiga cabeleira cultivada com tanto carinho.

Outros fatores que contribuem para a queda dos cabelos são o estresse mental e físico, os regimes alimentares muito radicais, a anemia, os distúrbios metabólicos ou a redução brusca no peso. O uso de anabolizante, álcool e cigarro podem agravar o problema.

Tratamento Capilar Masculino (2)

Por isso, o melhor tratamento capilar masculino é ter uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos constantes. Além do mais, o homem deve ter momentos de prazer e relaxamento para não ficar estressado. O trabalho é importante, mas somente até o momento em que começa a prejudicar a vida do trabalhador.

Entretanto, se você já começou a apresentar sinais da calvície, o tratamento capilar masculino deve ser clínico e à base de remédios. Os medicamentos mais utilizados para esse tratamento atualmente são os que têm a finesterida como componente principal. A calvície androgenética, que aparece geralmente em homens e tem fatores genéticos envolvidos, tem como principal causa a ação do DHT, hormônio fabricado a partir da testosterona, o hormônio masculino mais importante.

Continuar Lendo  Receitas caseiras de beleza com gengibre

Portanto, a finesterida vai bloquear a produção da enzima responsável pela transformação da testosterona em DHT, a 5-alfa-redutase. Algumas drogas já podem bloquear 99% dessa enzima como a Dutasterida, usada para o tratamento do câncer de próstata. No entanto, esse remédio ainda não pode ser usado para o tratamento capilar masculino, pois os seus efeitos colaterais ainda não foram estudados.

O 17-alfa-estradiol é outro medicamento utilizado contra a queda de cabelos e ele age semelhantemente à finesterida, impedindo a transformação da testosterona em DHT. Contudo, ao invés de ser um remédio ingerido, ele é de uso tópico. Infelizmente, poucos estudos ainda foram feitos a respeito da real eficácia dessa droga. O Minoxidil é um medicamento também de uso tópico, mas que ainda não foi testado cientificamente.

Tratamento Capilar Masculino (1)

Dicas para Tratamentos do Cabelo Masculino

Além desses tratamentos capilares masculinos, há os inúmeros xampus contra queda de cabelos e tratamentos fitoterápicos. Entretanto, evite comprar remédios vendidos por telefone ou pela internet, pois eles não foram comprovados cientificamente e podem causar efeitos negativos e irreversíveis. Por isso, sempre procure um bom dermatologista antes de começar qualquer tratamento capilar masculino para não perder os seus últimos fios de cabelo.

Top