Mitos e verdades sobre o sono

O sono é uma etapa importante na vida do indivíduo. No entanto, poucas pessoas possuem o privilégio de ter uma noite bem dormida. Segundo…

O sono é uma etapa importante na vida do indivíduo. No entanto, poucas pessoas possuem o privilégio de ter uma noite bem dormida. Segundo dados, metade da população brasileira apresenta distúrbios do sono que costumam refletir de forma negativa no cotidiano do indivíduo. Conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre o sono.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o ronco.

Conheça mitos e verdades sobre o sono. (Foto: divulgação)

 

Saiba quais são as funções do sono

O indivíduo passa cerca de 1/3 da vida dormindo. No entanto, isso não é visto como perda de tempo. Na verdade, o sono é essencial para que a pessoa tenha uma vida longa e saudável. Ele é fundamental para uma série de eventos biológicos, entre eles:

  • Reparação dos tecidos;
  • Liberação de hormônios;
  • Manutenção das funções físicas e mentais.

Conheça os mitos e verdades sobre o sono

  • O cérebro descansa durante o sono 

Mito. O cérebro continua em funcionamento mesmo durante o sono. Dessa forma, o órgão continua consolidando memórias, organizando pensamentos, secretando hormônios e exercitando a criatividade. Assim, é possível dizer que o sono não colabora apenas com o descanso e o preparo do organismo para o dia seguinte, mas também colabora com o processo intelectual.

  • A ingestão moderada de bebida alcóolica relaxa e melhora o sono 

Mito. O álcool dá a falsa impressão de relaxamento, porém ele desorganiza e arquitetura interna do sono, tornando-o não reparador. Além disso, ele desencadeia a episódios de ronco e microdespertares.

A bebida alcoólica pode afetar o sono noturno. (Foto: divulgação)

  • Realizar cochilo vespertino prejudica o sono noturno

Mito. Até o momento não há evidência de que o cochilo vespertino possa comprometer o sono. Além disso, esse descanso pode colaborar com o aumento do rendimento no estudo e no trabalho.

  • O distúrbio do sono pode favorecer o ganho de peso
Leia Também:  Como decorar quarto em estilo indiano

Verdade. Diversos estudos relacionaram a insônia ao ganho ponderal. Isso ocorre porque durante o sono, o corpo libera a leptina, um hormônio da saciedade. Por outro lado, quem dorme pouco produz mais grelina, um hormônio que desperta a fome, fazendo com que o indivíduo consuma um número maior de alimento, inclusive, durante a noite.

  • O consumo de alimentos estimulantes durante a noite favorece a insônia

Verdade. O consumo de produtos estimulantes, como a cafeína, o energético e o pó de guaraná podem afetar o sono noturno. ´Por isso, é indicado evitar o uso de qualquer tipo de estimulante, especialmente antes de dormir.

O sono é essencial para manter uma vida saudável. (Foto: divulgação)

O sono é essencial na vida do indivíduo. É extremamente importante ter uma noite tranquila e reparadora, de modo a manter uma vida saudável. Dormir bem traz saúde e melhora o desempenho nas atividades cotidianas.

Conheça alguns truques para acabar com o sono.

Top